Bom é isto mesmo, você não está entendendo nada errado, a Polícia Militar e Polícia Civil vem enfrentando uma semana de histórias (ocorrências) falsas. Então perguntamos VERDADEIRO ou FALSO?

Maracaju: Polícia Militar e Polícia Civil atendem ocorrências de sequestro e roubo “Verdadeiro ou Falso”
/ Foto: WEB

A última, foi a ocorrência do roubo do veículo Fiat Uno Way, e está é mais uma história fantástica, que fez com que as autoridades policiais perdessem tempo e trabalho.

A historinha mirabolante

Foi bem assim que tudo ocorreu “O R..... (cidadão casado) saiu pra jogar bola e depois foi tomar umas geladas com os amigos, os amigos eram J....., F.... S.... entre outros. Então eles passaram a noite bebendo na p......., e já pela manhã o F.... pegou a chave escondido e saiu no carro Fiat Uno Way e ficou andando pela cidade, o R..... (cidadão casado), então foi embora e não esperou o seu amigo voltar com o carro, foi para casa e falou para esposa que tinha sido sequestrado e que ficou amarrado a noite, toda só escapando pela manhã, a esposa desesperada postou no face e começou a receber ligações pedindo resgate do carro, então ela foi na delegacia registrou boletim do fato e começou a investigação, o R..... (cidadão casado)  vendo todo movimento contou a verdade para sua esposa, e os agentes da Polícia Civil  confirmou a história com o J..... O carro foi recuperado em uma residência no Olídia Rocha.

Comunicar falso crime é crime

O crime de comunicação falsa de crime ou de contravenção está previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

Há a ciência às autoridades de um certo crime inocorreu, como no artigo 339 (Denunciação caluniosa), porém, aqui não se movimenta a máquina estatal de persecução penal (delegacia, fórum, Ministério Público, CPI, corregedoria, etc.), não provocando a efetividade da ação policial ou judicial. Neste delito, existe apenas a comunicação, o que no Brasil vulgarmente é conhecido como "trote".

ARTIGO 340 CP: "Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:" Pena: Detenção, de 1 a 6 meses, ou multa.