Maracaju: Novembro Azul – Campanha em combate ao Câncer da Próstata

Outubro foi a vez das mulheres com o câncer de mama. Novembro chegou a vez dos Homens, hora de se prevenir do Câncer de Próstata e fazer o exame de toque com o Urologista. Compartilhe com todos os homens que você conhece sobre o Novembro Azul!

O novembro é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. O bigode é considerado símbolo de masculinidade e é o símbolo da campanha.

 Durante este mês de novembro as unidades de saúde do município estiveram empenhadas na campanha. Em todos os postos os homens acima de 40 anos recebiam orientação sobre a doença. Também durante o mês foram realizados exames completos de hemograma e exame de PSA, todos eles gratuitos.

Na noite desta sexta-feira (20) aconteceu uma palestra no plenário da Câmara Municipal para falar sobre o assunto e o preconceito do câncer de próstata. A palestra foi ministrada pelo médico Urologista Milton Garcia Leal Jr.

 O prefeito Maurilio Ferreira Azambuja esteve participando da palestra e como médico falou da importância da prevenção, se diagnosticado no inicio em mais de 90% dos casos existe a cura. Ele lembrou que o câncer de próstata está estre os que mais matam no Brasil.