Maracaju no combate às hepatites virais

28 de julho dia mundial de combate as hepatites virais.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

* Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

* Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

* Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D)

No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

O exame é disponível pelo SUS, é só procurar um enfermeiro ou médico em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa!!

Mantenha sua vacina contra hepatite B em dia, procure uma unidade de vacinação.

Ás unidades Nestor Muzzi, cem e Cambaraí estarão realizando teste rápido de hepatite para população acima de 18 anos dia 30 de julho, sábado das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00h.

Maracaju no combate às hepatites virais