Soja INTACTA2 XTEND™, veio atender a necessidade do mercado sojicultor trazendo total facilidade para o agricultor no manejo de combate de plantas daninhas e lagartas, possibilitando o aumento na produtividade da soja.



Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Gerente de Tecnologia da Soja Monsanto“Fábio Passos” . / Foto: Roberth

A Monsanto representada pelo Gerente de Tecnologia da Soja Monsanto“Fábio Passos” apresentou no Showtec a soja INTACTA2 XTEND™.

Fábio representa uma das maiores empresas em nível mundial em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para o agricultor.

Em sua apresentação Fábio mencionou que a INTACTA2 XTEND™, veio complementar o Roundup Glifosato, além de propiciar um “refúgio de alta produtividade”.

Confira toda a apresentação e entrevista do Gerente de Tecnologia da Soja “Fábio Passos” em áudio.

Clique aqui, para ouvir...

Plataforma INTACTA2 XTEND™

A expertise da Monsanto no desenvolvimento de biotecnologias deu um novo passo mirando o resultado final das lavouras de soja brasileiras, e os visitantes da feira Showtec 2018, em Maracaju (MS), poderão conhecer a nova geração de soja que está sendo desenvolvida pela empresa, a INTACTA2 XTEND™. Em um estande exclusivo da marca, os produtores poderão saber mais sobre essa nova plataforma que elevará seu patamar de produtividade, além de entregar soluções para proteção contra lagartas e plantas daninhas.

A soja com a tecnologia INTACTA2 XTEND™ ampliará o controle de plantas daninhas, incluindo as de folhas largas resistentes ao glifosato, como buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto. Outro aspecto importante desta tecnologia é a adição de um gene que faz com que ela seja tolerante ao herbicida dicamba, além do glifosato, o que a torna um novo recurso para o agricultor, possibilitando a adição de mais um mecanismo de ação para a cultura de soja e contribuindo também para o manejo da resistência.

"A Monsanto sempre aplicou seus esforços para entregar ao produtor soluções que aumentem sua produtividade e facilitem o dia a dia na lavoura. Foram realizados grandes investimentos em biotecnologia para o desenvolvimento da soja INTACTA2 XTEND™, que, além de proporcionar tolerância a herbicidas, também confere ampla proteção contra as principais lagartas da cultura da soja", afirma o gerente da Monsanto para a América do Sul, Fábio Passos, responsável pelo lançamento da soja INTACTA2 XTEND™.

As três proteínas Bt presentes na soja INTACTA2 XTEND™ proporcionam um manejo mais robusto de lagartas que já são alvos da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO®, como a lagarta-da-soja, a lagarta falsa-medideira e lagarta-das-maçãs e também protege a lavoura contra danos das principais espécies do gênero Spodoptera, além da helicoverpa e elasmo, que causam danos na cultura da soja. Fábio Passos reforça a importância de o produtor adotar práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) também com esta nova plataforma.

"O refúgio é uma das principais ferramentas que temos hoje para preservar os benefícios da tecnologia Bt encontrada nas sojas INTACTA2 XTEND™ e INTACTA RR2 PRO®. Desta maneira, conseguimos retardar a seleção de insetos resistentes e, consequentemente, minimizar possíveis danos econômicos ao produtor", enfatiza o gerente da Monsanto. Para isso, a empresa colocará à disposição do agricultor variedades de alto potencial produtivo para refúgio, tolerantes ao glifosato e dicamba.

Para garantir a adaptabilidade da soja INTACTA2 XTEND™ no Brasil, a Monsanto utiliza novos métodos de melhoramento genético em seus sete programas de melhoramento (com banco próprio de germoplasma) e em parceria com os principais obtentores da tecnologia no mercado. Isso permite ampliar o alcance dos testes em regiões com diferentes tipos de clima, solo, entre outros aspectos. A previsão, de acordo com as aprovações internacionais, é que a soja com tecnologia INTACTA2 XTEND™ esteja em campos demonstrativos de produtores brasileiros na safra 2019/20, para ser comercializada a partir de 2020.

Entre as tecnologias que o produtor poderá conferir no Showtec 2018 estão:

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi a primeira desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil, e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no Brasil (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, broca das axilas e lagarta das maçãs), além de ser tolerante ao glifosato e possuir alto potencial produtivo.

Desde que foi lançada no País, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à plataforma saltou de 55 mil para mais de 170 mil no período no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do país e oferecidas por diversas empresas. Segundo a gerente de Negócios de Soja da Monsanto para a América do Sul, Maria Luiza Nachreiner, a expansão da tecnologia se deve aos benefícios que ela tem trazido no campo. "A soja INTACTA RR2 PRO® revolucionou o mercado e o aumento da adesão por parte dos produtores é prova disso. É importante lembrar, porém, que estas vantagens só são alcançadas com o uso de sementes certificadas, por terem garantia de origem, genética apurada e oferecerem mais segurança ao produtor", explica Maria Luiza.

Os sojicultores que utilizam a marca contam ainda, com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como volume de entrega disponível e valor do Bônus, acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, entre elas, o armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional, entre outras.

MONSOY

A Monsoy é marca de sementes de soja da Monsanto. Com mais de 20 variedades disponíveis é, atualmente, a líder de mercado no Brasil, com 30% de Market Share. Isso significa que seis das nove variedades mais plantadas do mercado são Monsoy (segundo a pesquisa AMIS Soja 16/17, da consultoria Kleffmann Group). A marca foi lançada em 2005 e tornou-se referência no desenvolvimento de germoplasmas de soja devido ao seu foco em pesquisa e desenvolvimento. "Investimos bastante em pesquisas para assegurar que as variedades de soja Monsoy se adaptem às particularidades de cada região do Brasil, seja em um clima mais quente, em um solo pouco fértil ou com resistência a pragas e doenças. O resultado é que temos, hoje, um dos maiores bancos genéticos do mundo", afirma o gerente de Negócios da Monsoy, Rodrigo Nuernberg.

VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO 3® chegou ao mercado para preservar a produtividade da lavoura e combater as principais pragas da cultura, ajudando a manejar de forma completa a planta. Com três proteínas Bt, a VT PRO3® é única tecnologia que oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho: lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo. Inclui também exclusiva proteção à raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrótica spp.), praga que se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e reduzindo o potencial produtivo da lavoura. Além disso, sua tolerância ao herbicida glifosato facilita o manejo de plantas daninhas. "Ao oferecer uma tecnologia mais completa ao mercado, a VT PRO3® se torna uma verdadeira aliada do produtor", explica o gerente de Proteção a Biotecnologias da Monsanto para o Brasil, João Oliveira.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e principalmente plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB atua para ajudar o agricultor a desafiar os limites da produtividade. Neste ano, a marca promoverá uma renovação de seu portfólio com o lançamento de cinco híbridos que levarão diversos benefícios ao produtor. Durante o Showtec 2018, a DEKALB apresentará ao público o DKB 265 PRO3, um milho superprecoce com excelente uniformidade de espiga, grãos pesados e profundos, excelente arranque inicial (crescimento rápido e vigoroso após o nascimento) e alta performance produtiva com amplitude de plantio. O híbrido tem um bom porte de plantas e está disponível na tecnologia VT PRO3®.

Outro destaque da DEKALB no evento será o já conhecido DKB 290 PRO3. Com um ciclo precoce, o híbrido tem um elevado potencial produtivo, boa resposta ao uso de tecnologia, excelente sanidade de grãos e boa textura e coloração. Ainda, o híbrido está disponível na tecnologia VT PRO3®.

SEMENTES AGROCERES

A Sementes Agroceres tem mais de 70 anos de história na criação de híbridos de milho e sorgo e oferece ao agricultor um portfólio de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados. No Brasil, está presente em diferentes regiões com um extenso portfólio, e durante o Showtec 2018, os visitantes poderão saber mais sobre três importantes híbridos de milho da marca.

O AG 8780 PRO3 é reconhecido por sua estabilidade com produtividade, elevado potencial e precocidade. Já os germoplasmas AG 9000 PRO3 e AG 9030 PRO3 são híbridos são superprecoces, têm alto potencial produtivo e excelente sanidade de grãos. Os três híbridos estão disponíveis na tecnologia VT PRO3®, o que garante proteção da raiz à espiga.

AGROESTE

No mercado há 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do País. Durante o Showtec 2018, os visitantes poderão conversar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos da marca e sobre o sistema do agricultor como um todo. O destaque da marca na feira será o AS 1777 PRO3, híbrido de milho superprecoce com excelente potencial produtivo e alta qualidade de grãos, que oferece também os benefícios da tecnologia VT PRO3®.

ROUNDUP

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no controle de plantas daninhas e pragas. A família Roundup conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam eficientes surfactantes com diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo.

Durante o Showtec 2018, os visitantes poderão obter informações sobre os benefícios do RoundUp WG, herbicida com resultados comprovados há mais de 30 anos, como a facilidade no transporte e redução do espaço para armazenagem, além de ser prático para manusear e descartar suas embalagens e não necessitar da adição e adjuvantes. Outro produto da linha em destaque é o Roundup Transorb R®, composto pela tecnologia Transorb II, que possibilita rápida visualização e consistência de resultados, principalmente em condições adversas, já que o risco de perda por chuva após uma hora da aplicação é significantemente menor.

CLIMATE FIELDVIEW

A Climate Corporation, braço de agricultura digital da Monsanto, estará presente no Showtec 2018 para mostrar as novas compatibilidades da Climate FieldView™ com máquinas de marcas como John Deere, Massey Ferguson, Valtra, entre outras. Além disso, a empresa terá uma área com uma projeção mapeada - uma maquete em 3D de uma fazenda, com projeção para mostrar como funciona a plataforma. "Teremos também uma mesa de teste com alguns equipamentos diferentes para que os visitantes testem a nossa plataforma e vejam como ela funciona na prática", conta o gerente de Marketing da The Climate Corporation para a América do Sul, Fabiano Oliveira.

Lançada no Brasil em maio de 2017, a plataforma Climate FieldView™ coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real - tudo acessível por celular, tablet ou computador - o que ajuda os agricultores a corrigirem problemas rapidamente e a tomar decisões no momento correto. Quando ainda estava em fase experimental, mais de 130 produtores de soja e milho de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais testaram a plataforma, em mais de 380 mil hectares e a avaliaram de forma extremamente positiva. Oito meses após o lançamento comercial, a plataforma já foi adotada em cerca de 560 mil hectares no País.

Sobre a Monsanto

Somos uma empresa agrícola que desenvolve soluções integradas e seguras para pequenos, médios e grandes produtores colaborando para o avanço responsável da agricultura e da produção de alimentos. Produzimos uma grande variedade de sementes que vão desde frutas e legumes até as principais culturas - como milho, soja e algodão - que ajudam os agricultores a produzir alimentos nutritivos, seguros e a preços acessíveis para atender à população mundial crescente. Trabalhamos para encontrar soluções agrícolas sustentáveis que auxiliam os agricultores a conservar os recursos naturais, a usar dados para melhorar as práticas agrícolas, usar a água e outros recursos importantes de forma mais eficiente, e auxiliar na proteção de suas colheitas de pragas e doenças. Por meio de programas e parcerias com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outros públicos colaboramos para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo.

 

Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil
Maracaju: Monsanto apresentou na manhã de ontem (18) no Showtec 2018 a próxima tecnologia em soja para o Brasil