A parceria entre o Sindicato Rural de Maracaju e o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – tem levado conhecimento e profissionalização a centenas de pessoas de Maracaju e região, nas localidades urbanas e rurais.

Maracaju: Mais seis turmas recebem capacitação em cursos oferecidos pelo Sindicato Rural
Mais seis turmas recebem capacitação em cursos oferecidos pelo Sindicato Rural / Foto: Divulgação

No mês de junho foram disponibilizados gratuitamente os cursos de NR 31.8 para trabalhadores com defensivos agrícolas, armazenagem de grãos, informática básica, floricultura, jardinagem e paisagismo, qualidade de vida e controle de orçamento familiar e análise e classificação de grãos. Este último tem por objetivo dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras, de determinação de umidade utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de "defeitos" e impurezas em amostras de grãos. Além disso, o curso fornece ao participante uma visão a respeito das condições e estruturas de armazenagem de grãos e das exigências de qualidade oficial e de mercado.

Concluindo o curso, o participante estará capacitado para realizar a análise de grãos dentro da classificação e padrões exigidos tanto pelo mercado consumidor como pelos órgãos oficiais.

A psicóloga Vanessa Oliveira é uma das instrutoras dos mais de 200 cursos gratuitos que o SENAR oferece. Ministrando o curso de Qualidade de vida e controle de orçamento familiar, a psicóloga explicou sobre o conteúdo da capacitação. “Trabalhamos uma série de atividades voltadas para o cotidiano familiar, mostrando seus valores para o desenvolvimento social dos filhos, a qualidade de vida e também o orçamento familiar. Procuramos mostrar que a questão não é quanto a pessoa ganha, mas sim como ela administra este orçamento, principalmente nos dias de hoje onde a mídia oferece cada vez mais atrativos para o consumo”.

A senhora Ana Maria Lanssoni foi uma das participantes e revela a importância do conhecimento pessoal. “É sempre bom agregar informações para melhorar nossa vida, seja no dia-a-dia ou no trabalho. Este curso mostrou a importância de um bom convívio familiar e posturas corretas para que nossos filhos sigam o exemplo, além de boas práticas na administração do orçamento familiar”, destaca.

O Sindicato Rural de Maracaju já disponibilizou a grade cursos para o mês de julho. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3454-2565

Maracaju: Mais seis turmas recebem capacitação em cursos oferecidos pelo Sindicato Rural
Maracaju: Mais seis turmas recebem capacitação em cursos oferecidos pelo Sindicato Rural
Maracaju: Mais seis turmas recebem capacitação em cursos oferecidos pelo Sindicato Rural