Maracaju: Ganhos de Sistemas Integrados estarão em discussão no Showtec 2015

Começa amanhã, dia 21, em Maracaju-MS a 19ª edição do Showtec e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa mais uma vez com a presença de cinco Unidades - Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Gado de Corte (Campo Grande, MS), Pantanal (Corumbá, MS), Instrumentação (São Carlos, SP) e Soja (Londrina, PR) e os sistemas sustentáveis de produção serão o principal tema apresentado pela Empresa durante os três dias de evento. Os sistemas integrados e os consórcios são ferramentas agropecuárias que adotadas na propriedade otimizam recursos, geram renda e estimulam a preservação.

Em um dos momentos, no estande da Embrapa, pesquisadores, técnicos e produtores debaterão o assunto em um painel com palestras sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), manejo integrado de plantas daninhas, ajustes fitotécnicos para sistemas de produção sustentáveis, ILP e ILPF com os especialistas Crébio José Ávila, Germani Concenço, Rodrigo Arroyo Garcia, Júlio Cesar Salton e Ademir Hugo Zimmer. Encerra-se o painel com uma mesa redonda, moderada por Guilherme Lafourcade Asmus tendo como debatedores Enelvo Iradi Felini, Elvio Rodrigues e Ângelo César Ximenez, líderes da extensão rural, da classe produtora e da assistência técnica, respectivamente. O encontro acontecerá no dia 22, quinta-feira, pela manhã.

No dia 23, sexta-feira, o tema estará na agenda do Programa Mais Floresta (Famasul/Senar-MS). Os pesquisadores Valdemir Antônio Laura e Ademir Zimmer abordarão os benefícios do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a formação de pastagens no mesmo. Entre as vantagens, Laura descreve para o ambiente “melhorias de paisagem e ciclo hidrológico, bem-estar animal, microclima e biodiversidade local, maior sequestro de carbono e infiltração/retenção de água, além de menor pressão sobre as florestas nativas”. Para o mercado, a oferta de produtos certificados e carne produzida sustentavelmente e para o produtor, a “maior eficiência do uso de recursos naturais, insumos, maquinário e mão-de-obra, com redução de risco agrícola, aumento de fluxo de receitas e de renda líquida pela diversificação de atividades”.

 

O agrônomo destaca também que a atividade pode incluir qualquer categoria animal. “Há relatos em pequenas propriedades de criação, inclusive, de frangos caipiras. Para cada categoria animal há que se atentar para os cuidados com a espécie. Os benefícios da ILPF (especialmente o efeito da sombra e redução do calor) para ovinos e bovinos de leite são até maiores do que para bovinos de corte, pois são animais que se estressam mais com o calor, afetando mais intensamente a produção”.

 

E apesar dos incentivos federais e estaduais, com a criação do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentado de Florestas Plantadas (PEF/MS), do Programa de Produção Sustentável do Agronegócio (Produsa) e do Programa ABC, com investimentos nos bancos oficiais e do crescimento expressivo dos sistemas integrados no país, ainda há entraves para o seu desenvolvimento, como “o imediatismo, muitas vezes o produtor não está disposto a esperar 10-12 anos para a colheita da floresta, associado, muitas vezes, à falta de conhecimento técnico disponível e assistência técnica adequada”, aponta Laura. 

“De fato, se o produtor não seguir alguns critérios importantes ele pode colocar sua produção em risco. A integração lavoura-pecuária dá retorno a médio e longo prazo. A vantagem está na estabilidade e no aprimoramento da dinâmica produtiva, uma vez que se notam mudanças na condição do solo, solo mais fértil, melhor ciclagem de nutrientes e aumento de resistência contra pragas”, reforça Ademir Zimmer. O estabelecimento da pastagem em ILPF é fundamental, afirma o especialista, e não é difícil encontrar erros básicos nas propriedades comprometendo o Sistema. “Preparo da área, taxa de semeadura, época, profundidade, métodos de semeadura, estabelecimento de consorciações e com culturas são itens de extrema relevância para o bom desempenho da tecnologia". Conforme ele, o sistema voltado para a produção animal garante ganhos de produtividade nos dois elementos, animal e vegetal. 

Durante o Showtec 2015, os técnicos da Embrapa atenderão aos visitantes, das 7h30 às 18h30, levando informações não somente sobre os sistemas sustentáveis, mas explicando sobre inteligência artificial, inoculação microbiana com bactérias, variedades de soja para a região, cultivares de braquiárias e panicuns para a bovinocultura de corte, manejo de culturas como milho e mandioca e novas ferramentas para a atividade agrícola.