Despejar esgoto nos rios ou galerias de águas pluviais é crime ambiental.



Maracaju: Empresa de grande porte está ocasionando crime ambiental
Fossas sépticas escorrendo em direção ao bueiro, que desagua no córrego Montalvão. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

As fossas sépticas (esgoto) do referido estabelecimento comercial estão sempre cheias e o excesso escorre para boca de lobo (bueiro) e cai nas águas do córrego Montalvão.

Descartar o esgoto de sua residência ou estabelecimento comercial de forma irregular pode trazer, além de danos ao ambiente, danos ao seu “bolso”, pois é crime ambiental e como tal sujeito as sanções Federal, Estadual e Municipal.

É proibida a ligação, bem como contaminar a rede de águas pluviais com esgoto residencial ou comercial.

Os danos causados ao meio ambiente são enormes além do mau cheiro, morte de peixes nos rios e dos insetos que são atraídos, uma série de problemas de saúde é característica do descarte inadequado de esgoto, como disenteria, hepatite, cólera e outros.

As vistorias e fiscalização, devem ser realizadas pela a Prefeitura Municipal, através de fiscais de postura da Secretaria de Obras, da Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

A redação do MaracajuSpeed, a vários dias vem sendo questionada sobre uma solução para o problema, que ocorre a vários meses com as fossas sépticas do Leve Max Super Atacado, localizado a Rua Campo Grande, Bairro Paraguai.

Moradores próximo e pessoas que transitam pela a referida rua, onde as três fossas sépticas vazam, reclamam do forte cheiro e da dificuldade para as pessoas usarem o passadiço (calçada), sem que pisem nas águas do esgoto, que escorrem em direção a um bueiro próximo e caiam nas águas do córrego Montalvão.

Fomos informados que o estabelecimento comercial sempre toma medidas paliativas, usando caminhão fossa para esgotar as fossas, mas o problema retorna em dois ou três dias e fica escoando por mais de semanas até que o caminhão retorne.

Os órgãos oficiais do município já foram comunicados, mas o problema persiste, sendo por último nos relatado que deve ser feito denúncia via WhatsApp OUVIDORIA GERAL da Prefeitura Municipal - (67) 98478-0021, o sigilo é garantido ao denunciante.

Iremos acompanhar o problema até sua solução.

Maracaju: Empresa de grande porte está ocasionando crime ambiental
Maracaju: Empresa de grande porte está ocasionando crime ambiental
Maracaju: Empresa de grande porte está ocasionando crime ambiental