Maracaju está servindo como referência na agricultura familiar, com um trabalho que iniciou em 2016, e conta com 35 produtores, é o único município que está com toda a documentação em dia, e pagamento feito do Projeto incubadora.

Maracaju é referência na agricultura familiar para o estado

O Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja esteve nesta segunda-feira (31) acompanhado do Diretor do Departamento Agropecuário Municipal Eloar Castelaci, participando em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, do Projeto Mercado Escola.

O projeto Mercado Escola faz parte do projeto de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares ITCP/UFMS é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que presta serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária

Mercado Escola é uma demanda dos grupos incubados pela UFMS e tem como objetivo fomentar a comercialização de produtos saldáveis da agricultura familiar e criar um espaço de aprendizagem e troca de experiência.

Na reunião estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal, Pro Reitor, a Coordenadora do Projeto, representantes dos 10 municípios que participam do programa e o Deputado Federal Zeca do PT.

O prefeito Maurílio esteve na tribuna de honra representando os prefeitos dos 10 municípios participantes.

Maracaju está servindo como referência na agricultura familiar, com um trabalho que iniciou em 2016, e conta com 35 produtores, é o único município que está com toda a documentação em dia, e pagamento feito do Projeto incubadora, Maracaju já vai para o terceiro abate de franco do projeto Franco Caipira, e está iniciando o projeto laranja, sendo 20 pés de muda a cada produtor, além de ter a garantia de compra dos produtos junto a merenda escolar.

Segundo a Coordenadora do projeto Miriam Aveiro o projeto segue a linha de pensamento do programa da ITCP/UFMS, prevendo a instalação e uso de tecnologias ambientais e sustentáveis. Serão 28 boxes de vendas, distribuídos para os grupos de produtores incubados dos municípios atendidos pelo ITCP-UFMS.

O projeto terá um custo de 5 milhões, dois quais 2 milhões já estão garantidos através de emendas dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet. O Governo do Estado dará contrapartida de dois milhões, a obra terá 2.500 metros quadrados e deve começar no primeiro semestre deste ano.

Para o Deputado Zeca do PT, essa é uma parceria que tem um retorno muito grande e importante para toda a sociedade, o consumidor terá produtos de qualidade fantástica, produtos naturais puro,e o pequeno produtor, que sempre teve como maior dificuldade o comercio de seus produtos , terá esse espaço só dele, com uma melhor fonte de renda.

Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que desde que assumiu em 2013, vem trabalhando em prol dos pequenos produtores, “Eles têm vontade de trabalhar, nos homens públicos devemos fazer a nossa parte, dar oportunidade, fazer parceiras, essa é uma parceria que tem trazido resultado positivo para o pequeno produtor, e vamos continuar parceiros, nossa meta é trabalhar pelo bem comum”, disse Maurílio.

Maracaju é referência na agricultura familiar para o estado