Departamento Agropecuário Municipal e a AGRAER, estiveram no quilombo São Miguel reestruturando e cadastrando os assentados da Associação Negra Quilombo São Miguel, junto a DAPs.

Maracaju: Departamento agropecuário e Agraer, restauram Quilombolas através do DAPs
/ Foto: Assessoria de Imprensa

O Departamento Agropecuário Municipal e a AGRAER, estiveram no quilombo São Miguel reestruturando e cadastrando os assentados da Associação Negra Quilombo São Miguel, junto a DAPs, Declaração de aptidão a o Pornaf. Documento que garante ao pequeno produtor a comercialização d e seus produtos junto a órgãos público como por exemplo na Merenda Escolar, além de permitir que ele consiga linha de crédito.

Segundo as informações passadas pelo Departamento agropecuário houve um crescimento de 50% em relação ao número de produtores (famílias) cadastrados, é uma prova que o trabalho que está sendo feito com os pequenos produtores está no caminho certo.

Outro fator importante foi o aumento de produtos que as famílias produzem, são mais de 20 espécies, todas comercializadas na merenda escolar e feiras do município.

Segundo Elor Castelaci o próximo passo junto aos quilombolas e a instalação da cozinha indústria, que irá beneficiar farinha de mandioca, rapadura, fubá, milho, pão e doces, em mais uma alternativa viável para oportunizar cada vez mais as famílias de pequenos produtores no campo.

Maracaju: Departamento agropecuário e Agraer, restauram Quilombolas através do DAPs