Maracaju: Corpo de Bombeiros recebe “DEA” (Desfibrilador Externo Automático)
Militares do Corpo de Bombeiros recebendo instrução de uso do equipamento. / Foto: Robertinho

O 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente promoveu na manhã desta sexta-feira (6), um treinamento sobre a utilização do equipamento Desfibrilador Externo Automático (DEA), ministrado por militares da própria unidade, nas dependências do quartel dos Bombeiros.

O evento contou com a participação de vários militares pertencentes à unidade que receberam instruções de forma de uso e manuseio do equipamento.

O desfibrilador será integrado nas viaturas de resgate (UR), para serem utilizados no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória. O DEA tem como função principal identificar o ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular (FV), presente em 90% das paradas cardíacas. Ele faz a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas fixadas nos pacientes/vítimas.

Com o propósito de equipar as viaturas de resgate (UR), o comando do CBMMS investe em equipamentos e na requalificação de pessoal, com a prática do ensino continuado na área de atendimento pré-hospitalar, que vem sendo desenvolvido pelo Grupamento de Resgate do CBMMS. Com a aquisição, o Corpo de Bombeiros Militar do MS melhora a resposta no atendimento pré-hospitalar oferecendo melhores condições de sobrevida às vítimas de parada cardiorrespiratória.

 O comandante do Corpo de Bombeiros aqui de Maracaju o Capitão QOBM Edimar Santos Gonçalves, ressaltou a importância do aparelho para a unidade militar. De acordo com ele, as vítimas de parada cardíaca, no momento que forem identificadas, poderão contar com a utilização do DEA, ao invés de os bombeiros fazerem a reanimação manual, faram o uso do equipamento para a ação de reanimação, o que tornará o procedimento mais preciso e eficiente. 

Ainda segundo o comandante eles atendem em média três ocorrências/mês que envolve pessoas vítimas de parada cardiorrespiratória, mostrando a importância da aquisição deste equipamento para atender a comunidade maracajuense.

Maracaju: Corpo de Bombeiros recebe “DEA” (Desfibrilador Externo Automático)
Maracaju: Corpo de Bombeiros recebe “DEA” (Desfibrilador Externo Automático)