Mãe e filho sofreram queimaduras com café fervendo.

Maracaju: Bombeiros atendem ocorrência no Conjunto Ilha Bela, onde mãe e filho de apenas 1 ano idade foram vítimas de queimaduras de 3° grau
Bombeiros em viatura, saindo do quartel para atender a ocorrência. / Foto: Robertinho

O acidente doméstico ocorreu por volta das 08:50h de ontem (20), em uma residência localizada no Conjunto Ilha Bela. O Corpo de Bombeiros foi acionado via telefone de emergência para atender duas vítimas de queimadura térmica. Rapidamente os militares do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o endereço informado e no local encontraram mãe e filho já aguardando para serem transportados.  Contudo foi feito os procedimentos de praxe, sendo observado pelos Bombeiros que a mãe possuía varias queimaduras pela face lateral esquerda do corpo, pernas e regiões posterior das coxas, já o bebê de apenas 1 ano de idade estava com queimaduras na região da mão esquerda, face lateral esquerda do corpo e região posterior do cotovelo.

Mãe e filho estavam com queimaduras de 3º grau (queimaduras que atingem a camada mais profunda da pele). Após ambas serem transportada ao Pronto Socorro, o médico plantonista afirmou que o caso era grave e que possivelmente, ambas as vítimas seriam encaminhadas para hospital de referência na Capital Campo Grande, em vaga emergencial.

DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTES DOMÉSTICOS ENVOLVENDO PANELAS, FOGO OU LÍQUIDOS SUPERAQUECIDOS (ÁGUA E ÓLEO)

Os principais motivos de queimaduras em acidentes domésticos, estão o contato com superfícies quentes (panelas e fogões) ou líquidos superaquecidos (água e óleo) - e o armazenamento inapropriado de produtos inflamáveis, como a gasolina.

“Aproveitamos para desmistificar algumas crenças populares como o uso de pasta de dente, pó de café, manteiga ou pomadas no local machucado”. Uma das principais recomendações é que ao sofrer uma queimadura por calor, a pessoa coloque o local do ferimento em água corrente em temperatura ambiente por cinco minutos. Em seguida, o ideal é procurar um posto de saúde ou hospital.

 “Todo e qualquer produto aplicado será removido pelo profissional de saúde, o que causará mais dor, além de muitas vezes atrapalhar o processo natural de cicatrização e causar infecções”.

 Nos casos de queimaduras elétricas (causadas por fios de alta tensão, entre outros), não se deve tocar na vítima, pois o corpo humano é um condutor de eletricidade, e quem tentar ajudar pode acabar se tornando vítima também. O primeiro passo é verificar se é possível desligar o fornecimento de energia elétrica e então acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

DICAS - Entre as dicas de prevenção estão: o uso de luvas apropriadas para cozinha, não deixar panelas no fogão ao alcance de crianças, tirar aparelhos domésticos da tomada quando não estiverem sendo utilizados, além de não armazenar produtos inflamáveis como a gasolina em recipientes inapropriados como garrafas PET.

ATENDIMENTO CONFORME A QUEIMADURA

1º Grau – São queimaduras avermelhadas e sem bolhas e a que mais gera dor. O primeiro passo é eliminar a fonte de calor e lavar o local com água corrente por cinco minutos, não aplicar nenhum produto e procurar o posto de saúde mais próximo, onde um profissional capacitado vai fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento.

2º Grau – São queimaduras avermelhadas e com bolhas. O primeiro passo também é eliminar a fonte de calor e lavar o local com água corrente por cinco minutos. Além de não aplicar nenhum produto no local é recomendado não estourar a bolha, pois ela serve como proteção natural do corpo no local afetado. Após esses primeiros cuidados deve-se dirigir para o posto de saúde mais próximo, onde um profissional capacitado vai fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento, ou caso necessário, encaminhar para o Pronto Socorro no HGR.

3º Grau – São queimaduras extremamente graves e profundas, podendo atingir até o osso e em casos extremos levando ao óbito. Nesses casos deve-se procurar imediatamente o Pronto Socorro ou acionar o Samu ou Resgate do Corpo de Bombeiros.

Maracaju: Bombeiros atendem ocorrência no Conjunto Ilha Bela, onde mãe e filho de apenas 1 ano idade foram vítimas de queimaduras de 3° grau