Entidade marcou mobilização apolítica nesta terça-feira, visando justamente chamar a atenção das autoridades, mas principalmente da comunidade, quanto aos cuidados básicos quanto a proliferação do COVID-19.

Maracaju: ASSEMA recebe Prefeito, Presidente da Câmara, Procurador Jurídico e Secretário de Saúde para abordagem sobre o Decreto Estadual
/ Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã da segunda-feira 30-03-2021 a ASSEMA – Associação Empresarial de Maracaju, através do Presidente Fernandes Figueiredo Cristaldo, recebeu para uma reunião o Prefeito Marcos Calderan (PSDB), Presidente da Câmara Robert Ziemann (PSDB), Procurador Geral Dr. Alessandre Vieira e o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha para abordarem sobre o Decreto Estadual nº 15.638.

O Decreto Estadual gera restrições quanto ao atendimento presencial dos comércios do período diurno, causando impacto na economia local e gerando preocupações entre os empresários associados a entidade.

Durante a fala das autoridades municipais foram expostas as preocupações com o aumento de casos de COVID-19, bem como com a nova variante que tem como característica um maior contágio e uma facilidade maior para evoluir para casos graves.

“Estamos pedindo o apoio dos comerciantes quanto ao cumprimento deste Decreto Estadual e sempre ressaltamos, não podemos descumpri-lo, apenas ampliar suas restrições, medidas essas que optamos por não adotar. Estamos trabalhando na fiscalização que era algo solicitado por todos, justamente para alcançar as festas clandestinas e aglomerações em pontos afastados da cidade, contando com amplo apoio das forças de segurança.” Explicou o Prefeito Marcos Calderan.

Marcos também ressaltou sua preocupação com o sistema de saúde local, salientando que, mesmo bem estruturado o Hospital de Maracaju passa dificuldades para encontrar os insumos necessários, mesmo com o recurso em mãos, esbarra-se no pouco estoque de fornecedores e, inclusive o “não compromisso” de entrega dentro do prazo dos itens, gerando incertezas e dificuldades que estão sendo enfrentadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário de Saúde Thiago Caminha ainda informou que cada vez mais crescem os casos que demandam internação, sobrecarregando o hospital local, somado ainda aos serviços costumeiros como acidentes e outros atendimentos de emergência e urgência.

“Temos que destacar que todas essas dificuldades não estão sendo enfrentadas somente pela nossa cidade, trata-se de um caos generalizado em todo o estado, inclusive estamos com fila de espera de leitos de UTI, causando preocupação em todos nós profissionais da saúde e também nos familiares dos pacientes.” Afirmou Thiago Caminha.

CARREATA

Após o término da reunião a direção da ASSEMA, optou entre seus diretores, mesmo que temporariamente, por não judicializar a questão, mas aprovou uma mobilização que será realizada na manhã desta terça-feira 30/03.

Com saída marcada do Posto Carreteiro a mobilização tem regras como apenas um empresário por veículo, uso de máscaras e a não permissão para descer do veículo durante o ato, bem como não será permitida faixas de cunho político ou eleitoral.

“Deixamos claro que essa mobilização não é contra A ou B, entendemos que toda essa situação que estamos vivendo não podemos marcar culpados, apenas o vírus é o culpado. Por isso, vamos nos mobilizar apoliticamente, chamando a atenção da as autoridades para o fato de não ser culpa do comércio local, lamentamos as vidas perdidas, mas queremos cobrar da nossa população os cuidados básicos para evitar a proliferação desta doença.” Afirmou Fernandes.

A ASSEMA inclusive está lançando uma campanha em suas redes sociais, intitulada: “Se você descumpre... nosso comércio fecha” a página oficial da entidade no Facebook e ASSEMA tem divulgado orientações a comunidade quanto a aglomeração, narguilé e tereré compartilhado, entre outros atos que possam colaborar com a proliferação do vírus.

Maracaju: ASSEMA recebe Prefeito, Presidente da Câmara, Procurador Jurídico e Secretário de Saúde para abordagem sobre o Decreto Estadual
Maracaju: ASSEMA recebe Prefeito, Presidente da Câmara, Procurador Jurídico e Secretário de Saúde para abordagem sobre o Decreto Estadual