Maracaju: Aprosoja/MS apresenta monitoramento de lavoura com Drones e Vants

A Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul apresentou na segunda-feira (12) para a equipe do Projeto Soja Brasil pesquisa que utiliza tecnologia de Drones e Vants (veículo aéreo não tripulado) para monitoramento de lavouras. A intenção é estimular o uso dos aparelhos para aumentar a produtividade de soja através da agricultura de precisão.

O projeto, inédito no Centro-oeste, é desenvolvido pela Aprosoja/MS junto a Universidade Católica Dom Bosco e servirá como fonte para os levantamentos feitos pelo Siga - Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, Sistema abastecido pela Aprosoja/MS, que oferece informações atualizadas semanalmente sobre a cultura de grãos por meio de imagens de satélite.

A equipe visitante conheceu as vantagens da iniciativa durante o quinto voo realizado na manhã desta segunda-feira (12). Com o método convencional, técnicos levariam de 4 a 5 horas para percorrer uma propriedade de 130 hectares de soja. Com os Vant’s (aparelhos aéreos com controle remoto), é possível analisar a mesma área em apenas 20 minutos de voo.

Para o analista da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto, a tecnologia agiliza o trabalho do produtor que poderá a partir de fotos e vídeos identificar falhas no talhão. “É importante que o produtor rural saiba que existe uma ferramenta capaz de identificar problemas na lavoura, que pode auxiliar na tomada de decisão, aumentar a produtividade e reduzir custos”, explica Carlotto.

O Soja Brasil percorre desde o início da safra, em julho do ano passado, lavouras de vários estados em busca de tendências e novo métodos aplicados no cultivo da oleaginosa. A ideia é prestar consultoria aos produtores rurais de todo país através de matérias, palestras e eventos organizados pelas caravanas e divulgados no Canal Rural.

Em Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, a equipe também visita os municípios de Sidrolândia, Maracaju e Dourados.