Eles protestam contra a Cota Zero na pesca

Manifestantes voltam a fechar o rio Paraguai após confronto
Policiais federais, em confronto com manifestantes, cumpriu ordem judicial para que embarcação boliviana pudesse passar / Foto: Toninho Ruiz

Manifestantes voltaram a fechar o rio Paraguai após confronto que aconteceu na tarde do último domingo (17) com policiais federais. Eles ameaçam ficar no local até o recuo do Governo Estadual sobre a Cota Zero que prevê a redução da pesca em 2019.

De acordo com manifestantes, o pedido da classe é que seja prorrogado por mais três anos a implantação da lei.

A informação é de que a Polícia Federal do Brasil, com mandado de ordem judicial da Justiça Federal, desbloqueou parte do rio Paraguai. Como o rio fica na divisa dos dois países, ele se torna internacional e por esse motivo os paraguaios ficaram do lado deles e foram protegidos pela Armada Paraguaia e a Marinha do Paraguai da unidade da Isla Margarita.

Porém o conflito aconteceu mesmo assim e houve disparos de balas de borrachas de policiais brasileiros contra manifestantes paraguaios que estavam em seu país.

Em seguida, a Marinha do Paraguai em parceria com a Polícia Federal conseguiram uma trégua com os manifestantes e nesse momento foi possível liberar a passagem da embarcação boliviana. 

A informação era de que assim que a embarcação boliviana passasse, os paraguaios voltariam a fechar o lado deles do rio. E foi o que aconteceu ainda na noite de ontem.

A embarcação boliviana estava parada há mais de três dias no bloqueio e transportava insumos.