Chuvas intensas provocaram estragos.

Mais uma cidade tem situação de emergência reconhecida pelo governo do Estado

Santa Rita do Pardo – cidade 267 quilômetros a leste de Campo Grande- teve a situação de emergência reconhecida pelo governo do Estado. O município foi fortemente afetado pela chuva e até a rodovia MS-338, que corta a cidade, teve que ser interditada após desmoronamento.

O decreto que reconhece a situação de emergência foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), desta sexta-feira (2). Na publicação, é mencionado que, principalmente partes da área rural, não oferecem condições ao transporte escolar e inviabilizam o cumprimento do calendário inicial das aulas letivas do ano de 2018.

Além disso, o Município afetado possui sua economia baseada na agropecuária e enfrenta graves impedimentos no escoamento de safra, comercialização do leite, abate de bovinos, entre outros.

Declara-se “Situação de Emergência”, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, em partes das áreas urbana e rural do Município de Santa Rita do Pardo MS, afetadas por desastre, classificado e codificado como chuvas intensas”, diz a publicação. O decreto tem validade de 180 dias. 

No último dia 25, o governo do Estado reconheceu situação de emergência em dois municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai e Japorã. As cidades de Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado e Porto Murtinho já haviam tido a situação de emergência reconhecida no dia 15 de janeiro.

Antes da situação de emergência ser reconhecida pelo governo, as prefeituras locais publicam decreto municipal e informam a situação à Defesa Civil Estadual. Nesta situação estão: Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Mundo Novo, Bela Vista, Antônio João e Coxim.