Municípios do Estado ainda têm alerta para onda de calor e baixa umidade do ar.

Mais um: Cidades de MS recebem alerta para vendaval com ventos de até 60 km por hora

Mato Grosso do Sul recebeu mais um alerta para as condições do tempo nesta terça-feira (21). Além dos informes sobre o risco da onda de calor e do perigo com a umidade do ar baixíssima, o Estado ainda foi avisado sobre a possibilidade de vendaval, com ventos de até 60 km por hora. 

O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e os ventos podem variar de 40 km a 60 km por hora. Há baixo risco de queda de galhos de árvores. 

O Inmet fez recomendações. “Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, disse.

As cidades com risco de vendaval são Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. 

Outros alertas em vigor
Alerta vermelho para tempo seco
O Instituto avisa que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% na região. A condição do tempo não só favorece o risco de incêndios florestais, como também oferece perigos à saúde humana, com possibilidade de doenças pulmonares e dores de cabeça, por exemplo. 

Onde? Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.

Alerta laranja para tempo seco
Mato Grosso do Sul também tem cidades com o alerta laranja para o tempo seco. A situação não é tão extrema, mas exige cuidados, já que a umidade do ar varia de 20% a 12%. Há riscos de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Onde? Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Alerta amarelo para onda de calor
O Inmet fez um alerta para a onda de calor em todas as cidades de Mato Grosso do Sul nesta semana. O aviso continua em vigor, quando as cidades registram temperaturas 5ºC acima da média. Na prática, os municípios poderão registrar máximas próximas dos 45ºC no Estado. 

Onde? Em todos os municípios de MS.