Agricultura de precisão está em crescimento no País, principalmente nos estados do Centro-Sul

Mais de 67% das lavouras usam tecnologia na produção agrícola
Agricultura de precisão está em crescimento no País, principalmente nos estados do Centro-Sul / Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cerca de 67% das propriedades agrícolas do País usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção.

A estimativa é do coordenador da Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), Fabrício Juntolli.

"Nossa meta para os próximos dois anos é fazer um levantamento sobre o panorama de agricultura de precisão no Brasil", diz Juntolli.

Segundo ele, a tecnologia contribui para a melhoria da gestão da propriedade e para a tomada de decisão dos produtores.

"Ela ajuda os agricultores a plantar na hora certa e com a utilização de insumos na quantidade exata." Segundo ele, a agricultura de precisão está em crescimento no País, principalmente nos estados do Centro-Sul (RS, SC, PR, SP, MG, GO, MS, MT) e em Roraima e Tocantins, no Norte.

Neste ano, destaca Juntolli, duas novas entidades passaram a fazer parte da CBAP: a Associação Brasileira dos Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão e a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão.