Documento afirma que os abusos foram constantemente encobertos.

Mais de 300 padres são denunciados por abusos sexuais nos EUA
O procurador Josh Shapiro em entrevista coletiva sobre o caso. A investigação indicou mais de mil crianças vítimas de abusos. / Foto: Divulgação

A Suprema Corte da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira (14) um relatório do grande júri onde lista mais 300 padres acusados de abusos sexuais. Além das acusações, o documento também detalha uma ‘rede’ construída por líderes da Igreja para encobrir os crimes.

Josh Shapiro, Procurador Geral do Estado no caso, afirmou que mais de mil vítimas foram identificadas, todas crianças, entretanto acredita-se que número seja muito maior.

A investigação já dura 18 meses e até o momento oito dioceses do estado foram alvos de denúncias. De acordo com a rede CNN, a justiça investiga abusos sexuais em dioceses no país desde 1947.

“Houve outros relatos sobre abuso sexual infantil dentro da Igreja Católica. Mas nunca nessa escala”, afirma o relatório.

A Igreja Católica vem enfrentando inúmeros escândalos sexuais em diferentes países. No Chile, esse ano, 34 bispos renunciaram a seus após denúncias de crimes, acusações de destruição de provas e de encobrimentos dos casos. Já na Austrália, um bispo foi condenado também por encobrir crimes sexuais.