“Um evento como esse representa a retomada de um importante segmento para a cidade que é o de serviços e turismo.

Mais de 1 ano após restrições, Dourados volta a receber evento nacional e fomenta economia local

A partir deste domingo (25) Dourados recebe a Taça Brasil de Futsal, competição nacional que reúne grandes equipes da modalidade no país. Pela segunda vez, o Juventude AG é o representante da cidade na competição. As partidas acontecerão no Ginásio de Esportes da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados).

“Um evento como esse representa a retomada de um importante segmento para a cidade que é o de serviços e turismo. Essas pessoas [envolvidas na competição] vão se hospedar, consumir nos bares e restaurantes e isso gera uma movimentação econômica bastante importante, principalmente nesse momento de recuperação”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston José Recalcatti.

Esse será o primeiro evento, desde o começo das medidas restritivas impostas pela pandemia no ano passado, que terá a permissão para presença de público, ainda que por percentual de ocupação. A liberação para o setor de eventos aconteceu em decreto municipal publicado no dia 15 deste mês e está mantida, conforme novo decreto de ontem (22).

“Só está sendo possível fazer isso agora por conta de algumas medidas, como o lockdown, que permitiu que o ambiente [da pandemia de coronavírus] fosse propício para a realização de um evento desse porte aqui na cidade”, destacou Recalcatti.

A liberação de público é para até 50% da capacidade do local, não extrapolando um total de 100 pessoas e respeitando medidas de biossegurança que incluem o distanciamento social, medição de temperatura na entrada e disponibilização de álcool em gel.

“É um momento muito importante a retomada dos eventos como esses jogos, o recebimento de grupos, a realização de reuniões. Volta a funcionar o meu setor e toda a cidade também de certa forma é beneficiada”, destacou Bruna Caroline Teló, proprietária de um hotel localizado na área central da cidade, que vai receber algumas das equipes da Taça Brasil.

A rede hoteleira foi uma das que mais ‘sofreu’ com as restrições impostas pela pandemia. Bruna conta que essa retomada, ainda que gradativa e de certa forma lenta, é muito importante para o setor.

“Tivemos uma queda de 90% do movimento no ano passado, foram quatro meses em que trabalhamos sem nenhum hóspede no hotel, reduzimos nosso quadro de funcionários. Então essa retomada nesse segundo semestre desse ano já é muito boa e tenho certeza que em 2022 vamos superar as expectativas. Estamos felizes porque passamos dias difíceis”, comemorou Bruna.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, existem aproximadamente 50 hoteis e 150 bares e restaurantes em Dourados, fora os informais. Esses são os principais setores que deverão ser ‘impulsionados’ pela competição, que começa no domingo e segue até o dia 31 deste mês.

No total, a estimativa da organização é de que ao menos 300 pessoas estejam diretamente envolvidas, considerando delegações das 10 equipes em disputa, arbitragem, responsáveis pela transmissão dos jogos online e demais equipes de apoio.

“Acabou que vai ser um marco, pelo fato de ser o primeiro evento com a autorização de público presente. Daremos o pontapé inicial nessa retomada do setor, com cuidados. As equipes farão exame de Covid antes de virem e também vamos ter testagem durante a competição. A importância é absurda porque pela primeira vez Dourados tem um time na Liga Nacional de Futsal. A nossa cidade está em evidência”, destacou o presidente do Juventude AG e um dos responsáveis pela organização da Taça Brasil, Thiago Altomare.

Para quem deseja assistir as partidas no ginásio, há um combo à venda pelo valor de R$ 150 que dá acesso a todos os sete dias de competição, que terá quatro partidas por dia, além da grande final. O pacote de ingressos está à venda no quiosque do Juventude AG, no shopping.

Além disso, também há a possibilidade de acompanhar as partidas online, no site e TV da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

A competição

Essa é a 48ª edição da Taça Brasil de Futsal Divisão Especial. A competição é organizada pela CBFS e reúne 10 clubes.

A competição vale vaga para a Supercopa do Brasil, torneio que reúne também os campeões da Liga Nacional e da Copa do Brasil e garante ao campeão lugar na Libertadores.

Os times foram divididos em dois grupos. No grupo A estão: Minas Tênis Clube (MG), Magnus (SP), APAEFS (MS), Passo Fundo Futsal (RS) e Portuguesa (RJ). No grupo B estão: Juventude AG (MS), Joinville (SC), Cascavel (PR), Abílio Nery (AM) e Unidos do Cruzeiro (DF).

Desses, cinco times estão na disputa da atual edição da LNF (Liga Nacional de Futsal): Juventude AG, Minas Tênis Clube, Joinville, Cascavel e o atual campeão da LNF, Magnus. 

A primeira fase começa no domingo e os times se enfrentam em turno único dentro da chave. Depois os dois melhores avançam para a semifinal, na sexta-feira (30), com o primeiro do Grupo A enfrentando o segundo do Grupo B e o primeiro do Grupo B contra o segundo do Grupo A. A decisão, no sábado (31), reúne os vencedores desses dois jogos.