A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou nesta terça-feira (25) em Dourados a maior delegacia da corporação no país, marcando um investimento que visa fortalecer o combate ao narcotráfico e ao contrabando na região de fronteira.
A nova sede, batizada de Delegacia Especializada de Fronteira, foi definida pela cúpula da instituição como um ‘ponto estratégico’ essencial para dar condições operacionais à equipe que já detém recordes de apreensões no país.
Dourados: Ponto estratégico no combate ao crime
Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da PRF no Brasil, Antônio Fernando Souza Oliveira, presente no evento de inauguração, destacou que a prioridade é o fortalecimento do policiamento de fronteira, considerando Dourados um ponto estratégico fundamental para essa política.
A própria delegacia é vista como uma resposta ao desempenho notável da unidade, que se destaca nacionalmente pelo alto volume de apreensões.
“Nós entendemos a questão estratégica da presença da PRF nessa região e a necessidade de que esse trabalho tenha o apoio da gestão central para que ele consiga ter ainda mais efetividade,” afirmou o inspetor Fernando.
O Prefeito de Dourados, Marçal Filho, que também esteve na cerimônia, falou sobre a visão estratégica, destacando que a localização da cidade justifica o investimento federal.
“Dourados, foi escolhida pela posição que se encontra e pelo grande número de apreensões que a Polícia Rodoviária Federal faz aqui. Daí a importância de ter uma grande sede, uma das maiores do país, justamente para ter uma estrutura que atenda todos os agentes aqui, possa dar a eles condições melhores, inclusive de mobilidade, de um trabalho mais rápido, para que eles possam continuar esse trabalho contra o tráfico, contra o contrabando”, afirmou Marçal.
Aumento da capacidade operativa contra o narcotráfico
O superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, que também participou da coletiva de imprensa, enfatizou o impacto direto da nova delegacia no trabalho de combate ao narcotráfico.
“A delegacia de Dourados já tem um combate ao narcotráfico muito eficiente. Só nesse ano, o estado do Mato Grosso do Sul está com 251 toneladas de maconha prendidas, 12 toneladas de cocaína, boa parte dessa apreensão vem dessa delegacia,” detalhou Bueno.
Ele projeta que a nova estrutura resultará em um aumento da capacidade e eficiência no combate ao crime organizado na região.
Em entrevista ao Dourados News, o chefe da PRF em Dourados, Waldir Brasil, lembrou que o grande volume de apreensões, incluindo um aumento nos flagrantes de cocaína, está ligado ao fluxo de veículos pesados. Ele explicou que a logística do agronegócio, com a quantidade de caminhões que trafegam transportando grãos como a soja, é aproveitada pelo tráfico para tentar escoar o entorpecente.
Ele celebrou a conquista, ressaltando que a estrutura é a maior já construída pela PRF e servirá como base administrativa e de apoio para quatro bases operacionais: Dourados, Ponta Porã, Caarapó e Ivinhema.
“A estrutura permitirá o recebimento de novos policiais de outros estados, reforçando a fiscalização, e oferecerá novos recursos como auditório, além de helipontos e canil, o que vem colaborar com a segurança pública do nosso município”, afirmou Brasil.
Estrutura
A nova sede fica em uma área de um hectare doada pela Prefeitura de Dourados, que também foi convidada para participar do evento. A solenidade será realizada às 10h, na Rua Idelfonso Pedroso, atrás do estádio Douradão, no Parque dos Jequitibás.
A obra começou em março de 2024 e foi concluída no início de novembro deste ano. A PRF deverá ocupar o novo prédio imediatamente após a entrega, substituindo o imóvel alugado que serve provisoriamente como sede desde que um forte temporal destruiu a antiga delegacia ao lado do Posto Fiscal da BR-163.
O investimento total foi de R$ 7,5 milhões, provenientes de emendas da bancada federal, e executado via licitação do Governo Federal.
Com 1.220 m² de área construída, a nova delegacia contará com setores administrativos, núcleo de inteligência, área tática, alojamentos masculino e feminino, estacionamento amplo, academia, auditório para 104 pessoas, espaço de treinamento e até heliponto.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!