Como não passou pela cirurgia para fazer a troca, ele fica permanentemente cansado porque dificulta a respiração e fica suscetível a doenças.

Mãe de bebê de 11 meses reclama de atraso em traqueostomia na Santa Casa

Cristiano Emanuel Rodrigues de Souza, de 11 meses precisa fazer a troca da traqueostomia. Está há 10 meses com a mesma, tem que trocar de 3 em 3 meses. Ele precisa da traqueostomia para respirar porque nasceu com uma má formação e vai precisar até que a traqueia se desenvolva. 

Como não passou pela cirurgia para fazer a troca, ele fica permanentemente cansado porque dificulta a respiração e fica suscetível a doenças. Já pegou pneumonia e bronquilite viral. 

A mãe, Myslene Rodrigues de Souza, relatou que no dia 24 de março levou o menino a uma UPA porque ele estava com muita tosse e com dificuldade de respirar. No dia 25 foi transferido para a Santa Casa, onde ficou internado por 10 dias.  Mas ela diz que não conseguiu realizar a cirurgia na Santa Casa devido à greve dos cirurgiões. 

Myslene fez reclamações na ouvidoria da Santa Casa e na ouvidoria da Sesau. Vai entrar também com pedido na Defensoria Pública, mas ainda precisa entregar alguns laudos. 

Na Santa Casa, a informação é de que é possível que a criança tenha sido encaminhada para o hospital para tratar de alguma doença decorrente da condição e não para a traqueostomia, já que é considerado um procedimento de baixa complexidade e a Santa Casa não é referência em tal procedimento. Segundo a assessoria, por enquanto, só há agendado retorno para consulta médica.

Já a Secretaria de Saúde do Município foi procurada na manhã de sexta-feira para explicar o que ocorreu, mas não enviou resposta à solicitação do Campo Grande News.