Serão criados cursos de capacitação, profissionalização e qualificação, oferecidos tanto para adolescentes quanto para adultos; bolsa irá custear as despesas dos participantes.

Lula sanciona lei que incentiva criação de empregos para pessoas em situação de rua
Moradores de rua no Pátio do Colégio, na região central de São Paulo. / Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que visa promover a inclusão social e profissional de pessoas em situação de rua. A Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua) tem como objetivo principal incentivar a geração de empregos e a contratação dessas pessoas. Para isso, serão criados cursos de capacitação, profissionalização e qualificação profissional, que serão oferecidos tanto para adolescentes quanto para adultos. Além dos cursos, a lei prevê a criação de uma bolsa que irá custear as despesas dos participantes e garantir sua permanência nas aulas. Para garantir o acesso e a permanência dos trabalhadores e estudantes em situação de rua nas aulas, os Estados e municípios deverão oferecer bolsas de qualificação como incentivo financeiro.

Outra medida importante é a criação de incentivos à contratação de moradores de rua por meio de parcerias com empresas. Essas empresas receberão selos como forma de reconhecimento por sua contribuição para a inclusão social e profissional dessas pessoas. Além disso, o poder público deverá criar Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua) para oferecer suporte e assistência aos participantes dos cursos. Também será dada prioridade de vagas em escolas públicas para crianças e adolescentes filhos de pessoas em situação de rua que estejam buscando qualificação profissional. Projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).