O Petista apontou a política de desinvestimentos adotada nos governos que sucederam o PT.

Lula promete
O Petista apontou a política de desinvestimentos adotada nos governos que sucederam o PT. / Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, afirmou durante entrevista à rádio Super 91,7 FM, na manhã de hoje (24), que, se for eleito, pretende “abrasileirar” o preço dos combustíveis. 

Ele disse que pretende investir na construção de refinarias e na busca de alternativas energéticas para que o país não precise pagar tão caro pela gasolina e pelo diesel.

O Petista apontou a política de desinvestimentos adotada nos governos que sucederam o PT como responsável pelos altos preços praticados hoje, que seguem a variação do dólar.

Caso seja eleito, Lula disse que vai trabalhar para que o país possa refinar a gasolina e o diesel que precisa e exportar o excedente de petróleo bruto produzido.

“O Brasil é autossuficiente, não tem que exportar óleo cru para importar refinado para não ter que pagar em dólar. Além disso, tem etanol, tem diesel e o Brasil pode efetivamente fazer a discussão de invocação de combustível para o Brasil. Pode-se usar mais etanol, mais biodiesel. Não temos que pagar preço em dólar. Se ganharmos, vamos abrasileirar os preços dos combustíveis”, disse Lula.