Evento, que também se torna uma homenagem, ocorre no Recanto das Ervas, às 18h30, em Campo Grande

Livro póstumo de Jacir, com dados inéditos sobre o Contestado, é lançado no dia do seu aniversário
Evento, que também se torna uma homenagem, ocorre no Recanto das Ervas, às 18h30, em Campo Grande / Foto: (Arquivo Pessoal)

Senhor Jacir Brunetto faleceu em setembro de 2023, sem ver seu livro pronto. No entanto, a filha Andréa Brunetto honrou sua memória, raízes e todo trabalho de pesquisa feito por ele, marcando o lançamento de “À sombra das araucárias – Contestado: a guerra camponesa no Sul do país” para o próximo dia 10 de julho, data de seu aniversário. O evento, que também se torna uma homenagem, ocorre no Recanto das Ervas, às 18h30, em Campo Grande.

A filha possui muitos materiais usados por ele em pesquisas, inclusive, obras raras. Na época, Jacir estava com 81 anos, prestes a concluir o livro que representa o ápice de cinco décadas de pesquisa e paixão pela história da Campanha do Contestado.

“À sombra das araucárias” mergulha nos acontecimentos da Guerra do Contestado, um conflito histórico que marcou o Sul do Brasil. A obra, fruto de uma extensa coleção de materiais e um olhar apurado de Jacir sobre o tema, explora as disputas por terra, a desapropriação de camponeses e a ascensão de figuras messiânicas que mobilizaram a fé rústica da população.

Esses temas, que permearam o imaginário e os estudos de Brunetto por toda a vida, são agora compartilhados com o público.

Sobre o autor

(Arquivo Pessoal)

Nascido em um povoado bucólico pertencente a Ibicaré (SC), Jacir Brunetto carregava em si a identidade de “filho de terra contestada”. Neto de imigrantes italianos, aprendeu português apenas na escola e nutria uma paixão pela poesia simbolista, sendo um ávido leitor de Cruz e Sousa, o “Dante Negro” catarinense.

Ao longo de sua vida, foi professor, diretor de escola, funcionário público, advogado e fiscal de rendas. Em 2021, lançou suas “Peregrinações Poéticas”, onde narra suas origens e sua trajetória até fincar raízes em Rio Brilhante (MS), onde foi professor por quase 20 anos.

A pesquisa sobre a Campanha do Contestado iniciou-se em 1978, consolidando-se ao longo dos anos como um projeto de vida. O lançamento de “À sombra das araucárias” é a concretização de um sonho que, mesmo com a partida do autor, se torna realidade. A obra oferece uma nova perspectiva sobre um dos mais complexos e fascinantes episódios da história brasileira.

Serviço:

Coquetel de lançamento do livro “À sombra das araucárias – Contestado: a guerra camponesa no Sul do país”
Autor: Jacir Brunetto (póstumo)
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Recanto das Ervas – Rua 13 de Junho, 1592, centro de Campo Grande.