Nelson Gustavo Amarilla Elizeche é investigado por organização criminosa e tráfico transnacional de drogas.

Líder do PCC, ‘Nortenho’ é preso em operação que investiga tráfico internacional de drogas na fronteira
/ Foto: Reprodução

Considerado líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Nelson Gustavo Amarilla Elizeche, o ‘Nortenho’, de 39 anos, foi preso preventivamente na Operação Blacklist, deflagrada pela PF (Polícia Federal), em Ponta Porã, a 315 quilômetros de Campo Grande, nesta quarta-feira (7).

As investigações comprovaram que uma organização criminosa adquiria drogas e de armas no Paraguai, internacionalizava os ilícitos em Mato Grosso do Sul e os direcionava para São Paulo. Em um segundo momento, parte da droga era encaminhada ao continente europeu.

Segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, um dos alvos da Operação Blacklist é ‘Nortenho’, que estava com mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela 1ª Vara Federal da 5ª Subseção Judiciária de Ponta Porã no último dia 24 de março.

‘Nortenho’ é investigado pelos crimes de organização criminosa e tráfico transnacional de drogas. Ele foi preso preventivamente e levado para a PF.

Operação Blacklist
Segundo a PF, A operação Blacklist é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagada em maio de 2023 que descobriu um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína.

O foco da operação está na liderança da organização criminosa que atua na fronteira com Pedro Juan Caballero. Em Ponta Porã, foram apreendidas quatro armas, três veículos e uma impressora 3D que estaria sendo usada para a fabricação de acessórios e peças de armas de fogo. Já em Dourados foram duas armas apreendidas.

Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Campo Grande, São Paulo e Ribeirão Preto. Na Capital paulista, os policiais federais apreenderam munições.