Rede de distribuição de drogas tem ligações com torcidas organizadas

Líder de torcida organizada que comandava tráfico em de 40 bairros no Paraguai é preso
Rede de distribuição de drogas tem ligações com torcidas organizadas / Foto: Reprodução, Senad

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) executou uma operação em Assunção que resultou na captura de Cristian Morínigo Ojeda, conhecido como “La Gorda”, líder da facção “La Plaza”. Ele é acusado de chefiar uma organização criminosa dedicada ao microtráfico de drogas em cerca de 40 bairros da capital paraguaia.

A operação ocorreu no âmbito do Plano de Ação contra o Abuso de Drogas – SUMAR, do governo paraguaio. Morínigo alugava um quarto perto da Faculdade de Filosofia, no bairro Itá Pytã Punta, que servia como ponto central de armazenamento de drogas.

Durante a operação, foram apreendidas mais de 3.600 doses de drogas (pasta base “chespi” e cloridrato de cocaína), armas de fogo, dinheiro, balanças de precisão e materiais para fracionamento das substâncias.

 

 Estima-se que até 50% das drogas que circulavam em Assunção vinham dessa rede, que contava com cerca de 2.000 integrantes. A investigação revelou ligações com torcidas organizadas de clubes rivais e setores políticos, que lhe permitiam obter privilégios.

Em nota a Senad explicou que “a operação expõe o risco social representado pela ligação entre o narcotráfico e as torcidas organizadas, onde jovens são recrutados e acabam envolvidos em violência e consumo de drogas”.