Crimes aconteceram em um restaurante localizado na avenida 19 de maio, no Jardim Albatroz, em Bertioga. Além do restaurante, suspeito também teria roubado ótica.

Ladrão é solto e volta ao local do crime para dar
Suspeito invade restaurante e rouba equipamentos em Bertioga, SP / Foto: Reprodução

A Polícia Civil em Bertioga, no litoral de São Paulo, investiga um homem suspeito de realizar uma série de quatro roubos a estabelecimentos do município. De acordo com as autoridades, o criminoso arrombou e invadiu três vezes o mesmo restaurante, além de roubar uma ótica no bairro Jardim Albatroz. Ele chegou a ser detido, mas foi liberado por não haver flagrante dos crimes.

Segundo apurado pelo G1, os roubos aconteceram entre os dias 1º e 11 de julho, em dois estabelecimentos localizado na Avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz, em Bertioga. No primeiro crime, ocorrido no dia 1º de julho, o criminoso cortou cabos de aço para invadir o restaurante e levou um computador, além de garrafas de bebida.

Na madrugada do dia 7 de julho, o suspeito invadiu outro comércio, uma ótica, levando uma sacola carregada com uma cafeteira, um computador e um celular.

O crime foi percebido horas depois por Israel Lins, de 41 anos, proprietário do estabelecimento.

Ao chegar no local e perceber que a porta da frente estava aberta, Israel buscou imagens das câmeras de monitoramento da loja, onde pode acompanhar a ação do criminoso, que fugiu levando os equipamentos. A vítima afirma, também, que foi orientada a registrar o boletim de ocorrência do caso após acionar a polícia.

"É revoltante. Fica um sentimento de impunidade muito grande, ainda mais que esse rapaz está solto por aí. Com certeza ele já fugiu de Bertioga, não vai ficar esperando o juiz soltar um mandado de prisão e, no fim, acabamos ficando reféns do dia-a-dia", desabafa o comerciante.

Roubos consecutivos
 
Após furtar a ótica, o suspeito voltou a roubar o mesmo restaurante, invadindo o local duas vezes no mesmo dia, na última quinta-feira (11). Uma das proprietárias do restaurante, Claudia Moreira, de 37 anos, afirmou que o criminoso arrancou uma das janelas, durante a madrugada, após os donos do local reforçarem a segurança.

"Depois do primeiro roubo, colocamos grades mais reforçadas na janela, só que não adiantou nada, pois ele tirou a janela do lugar e conseguiu invadir. Nesse momento, ele só levou garrafas de bebida e chocolates. Nós fechamos a janela e abrimos normalmente".

A segunda invasão aconteceu durante a noite de quinta-feira, pouco depois da família de Claudia fechar o restaurante. De acordo com a vítima, o criminoso invadiu o restaurante a partir da cozinha, levando equipamentos como liquidificadores e espremedores de fruta industriais, além de relógios de parede e dois faqueiros. O prejuízo é avaliado em aproximadamente R$ 5 mil.

Deboche
 
Ao divulgar os crimes nas redes sociais na sexta-feira (12), Claudia conta que foi informada de que o criminoso habitava um terreno abandonado, vizinho ao restaurante. A vítima acionou a Polícia Militar, mas a equipe não encontrou o suspeito no local. No sábado (13), ela soube que o homem tinha voltado ao terreno e acionou a PM novamente.

Com a chegada da Polícia Militar, o suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia Sede de Bertioga, onde negou a autoria dos crimes, apesar de ter sido reconhecido pelas vítimas. De acordo com a Polícia Civil, nenhum dos materiais furtados foi encontrado ou recuperado até o momento.

Por não haver flagrante dos crimes, o suspeito foi liberado e a Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar o caso. Claudia relata que os crimes mudaram a rotina do restaurante. "Compramos todos os equipamentos, mas sempre levamos embora quando fechamos o restaurante. Não temos mais sossego".

"Quando ele foi liberado da delegacia, chegou até a ameaçar meu irmão de morte. Também disseram que ele dava 'tchauzinho' e ria para as pessoas no restaurante. Causa revolta, mas graças a Deus não aconteceu nada comigo ou com meu pai, um senhor de 60 anos, que também fica no restaurante. É muito ruim pensar que ele pode voltar a qualquer hora", finaliza.