"Toda vez que chove, as águas ficam turvas", disse o parlamentar sobre as águas cristalinas

Kemp cobra o MPMS sobre plantações que sujam as águas cristalinas de Bonito
"Toda vez que chove, as águas ficam turvas", disse o parlamentar sobre as águas cristalinas / Foto: Fala Povo, Jornal Midiamax

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) sobre um fenômeno que tem crescimento nos últimos anos e preocupado a população que se orgulha das águas cristalinas de Bonito, principal destino turístico de Mato Grosso do Sul.

O parlamentar relembra que o município atrai turistas do Brasil e do mundo e o turvamento das águas atrapalha o ecoturismo. “Toda vez que chove, as águas ficam turvas. E isso precisa ser investigado e a fiscalização do órgão ambiental deve responsabilizar aqueles que não cumpriram com a legislação ambiental”, afirmou na tribuna da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Assim, o deputado pediu investigação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e requereu fiscalização do MPMS (Ministério Público de MS) nas propriedades de Bonito.

Rio Formoso volta a ficar turvo em Bonito
“[…] para que a gente possa coibir isso que pode comprometer o futuro da cidade de Bonito em termos de instância turística. Se nós não tomarmos essas providências hoje, amanhã pode ser muito tarde”, disse.

Fiscalização em Bonito
O parlamentar pediu a fiscalização in loco para promover a preservação de áreas nativas, combater o desmatando indiscriminado e plantação de culturas próximas aos rios. Todos os itens citados podem acabar assoreando os leitos dos rios e sujando as águas cristalinas.

Suspeita de desvio no rio Formoso deixa água do balneário municipal escura
“Eu falei, muitas vezes se concede uma licença ambiental com base em dados de satélite. É preciso fazer uma fiscalização in loco em Bonito. Fiscais do Imasul indo a campo verificar de fato o que está acontecendo e antes de conceder uma licença ambiental. Quer dizer, fazer isso com mais critério, com mais rigor, porque se trata de uma região sensível, um ambiente que pode acabar de forma irreversível”, explica.