O débito do cantor é resultado de uma condenação sofrida em um processo aberto pelo produtor de eventos Flávio Silva Andrade.

Justiça bloqueia renda de Belo no streaming para pagar dívida
Cantor Belo teve lucros bloqueados pela Justiça. / Foto: Divulgação/TV Globo/Fábio Rocha

A Justiça de São Paulo ordenou a penhora do lucro do cantor Belo com as plataformas de streaming onde ele disponibiliza suas músicas (Spotify, Deezer, Amazon, Facebook/Instagram, Netflix, Studio Sol e Google/YouTube). O pagodeiro tem uma dívida de cerca de R$ 870 mil.

O débito do cantor é resultado de uma condenação sofrida em um processo aberto pelo produtor de eventos Flávio Silva Andrade. Em 2010, o produtor contratou um show de Belo na cidade de Jaboticabal, interior de São Paulo, mas o pagodeiro não compareceu. Na ocasião, houve um tumulto generalizado entre a multidão que aguardava o show há horas, embaixo de chuva.

A ausência de Belo provocou pancadaria e quebra-quebra, e os presentes chegaram a saquear a bilheteria e invadir o bar do evento. Já o produtor Flávio afirma que sua casa foi alvo de pedradas.

Belo alegou à Justiça que não compareceu ao compromisso porque não havia recebido previamente o cachê total combinado. O cantor também afirmou que a segurança do evento era de responsabilidade do contratante, e ainda que não ficou comprovado nos autos que a bilheteria de fato tenha sido saqueada.

No entanto, a juíza Adriana Sachsida Garcia não acolheu os argumentos do artista. Segundo a magistrada, Belo teve tempo o suficiente entre a data do pagamento e o dia do show para questionar sobre a falta do cachê e até mesmo cancelar a participação.

Ainda segundo a juíza, Belo também errou ao induzir o produtor do evento a acreditar que o show seria realizado para, na hora, desistir da apresentação.

– O cantor sequer se dirigiu à cidade onde deveria se apresentar – observou.

O caso já transitou em julgado, ou seja, a sentença é definitiva e não há mais recurso. A única opção de Belo, neste momento, é questionar o montante da ação, que foi calculado levando em consideração juros, correção monetária e multa pelo não pagamento.