Juros do rotativo do cartão caem ao nível mais baixo em 18 meses
Após mudanças feitas pelo governo, os juros rotativos do cartão de crédito ficaram mais baratos / Foto: Arquivo/EBC

Em meio a um cenário de queda da inflação e dos juros estruturais da economia, o consumidor brasileiro tem mais um motivo para comemorar.

Após um mês das alterações nas regras do cartão de crédito, os juros do rotativo caíram de 490,3% ao ano para 422,5%. Uma queda substancial de 67,8 pontos percentuais no mês de abril.

Os dados foram divulgados ontem quinta-feira (25) pelo Banco Central e marcam a menor taxa para os juros rotativos desde outubro de 2015.

Em janeiro, o governo federal mudou as regras de funcionamento no cartão de crédito como forma de combater a inadimplência das famílias e os juros cobrados dos consumidores de cartão de crédito. As mudanças foram regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Com essas novas regras, o rotativo do cartão de crédito, conhecido também como pagamento mínimo da fatura, passa a ter um prazo.

Assim, o consumidor que optar por quitar a conta apenas parcialmente poderá ficar nessa modalidade por 30 dias. Depois desse prazo, a conta poderá ser quitada ou parcelada seguindo as taxas padrão de financiamento.

Para os clientes regulares, aqueles que pagam ao menos o pagamento mínimo da fatura, a taxa de juros do rotativo caiu de 431,1% ao ano para 296,1% ao ano em abril.

A taxa de juros para clientes que não pagam a fatura ainda são alta, mas caíram de 528,7% ao ano para 524,% ao ano em abril.

Queda geral
De acordo com os dados do Banco Central, a taxa média de juros das operações de crédito recuou 1,9 ponto percentual em abril e 2,4 pontos percentuais nos últimos 12 meses, alcançando 30,2% ao ano em abril.

Não só a taxa média de juros caiu, mas o custo médio das operações também ficou mais barato para as famílias.

A taxa caiu 2,7 pontos percentuais no mês e 3,1 pontos percentuais nos últimos 12 meses, ficando em 38,7% ao ano.

No segmento livre, a taxa decresceu 0,8 ponto percentual no mês, com destaque para redução do custo das operações de empréstimo pessoal e no cartão rotativo não regular.

No caso das empresas, a taxa média de juros recuou 0,8 ponto percentual no mês, acentuando uma queda de 2,8 pontos percentuais nos últimos 12 meses.

Um dos principais termômetros do mercado de crédito, o Spread médio -a diferença entre o que o banco paga ao tomar o empréstimo e a taxa que ele oferece na operação de crédito - das operações também caiu, com uma redução de 1,5 pontos percentuais no mês e de 0,2 ponto percentual nos últimos 12 meses.