Ela tentou obter uma redução de pena para o homem condenado por homicídio.

Juíza é flagrada beijando condenado que tentou ajudar e acaba investigada
Vídeo acabou compartilhado nas redes. / Foto: Reprodução/La Nacion

A magistrada argentina Mariel Suárez será investigada por comportamento impróprio, após ser vista por câmeras de segurança de uma prisão beijando um condenado por homicídio.

De acordo com o site UOL, ela havia tentado obter uma redução da pena para o acusado, mas negou que tenha beijado o rapaz.

O vídeo que comprova que a juíza beijou o preso Cristian 'Mai' Bustos, foi gravado no Instituto Penitenciário Provincial de Trelew, na província de Chubut, enquanto ela realizava uma visita.

O homem teve condenação perpétua pelo assassinato de um policial em 2009.

Em entrevista ao jornal La Nacion, a magistrada negou que beijou o presidiário e, afirmou ainda, que votou contra a prisão perpétua por notar inconsistências no caso. Dentre todos os juízes que votaram pela condenação perpétua, ela foi a única que votou contra, defendendo uma punição menor.

"Eu sou uma juíza criminal, tive que condenar e trabalhar neste caso, uma causa de fatos graves. E à medida que fui me envolvendo, conhecendo cada vez mais os fatos da acusação, algumas questões me chamaram a atenção, por isso votei contra", disse ela, que mencionou que há indício de que a polícia "limpou a cena do crime" em 2009.

Quanto às cenas gravadas, ela explicou que Bustos ficou feliz, quando ela contou a ele que gostaria de escrever um livro sobre a sua história e o crime pelo qual foi acusado.

"Não é real, não houve beijo. Ele insistiu e ficou muito feliz e efusivo com a proposta que lhe fiz. Imagine que você é uma pessoa que está condenada à prisão perpétua, é algo impressionante que alguém se ofereça para fazer um livro, mas não é uma relação amorosa e não é um beijo. Estávamos conversando. É uma relação de trabalho cordial", disse ela ao jornal.

Mariel afirmou que possui documentos e testemunhas que trabalham para ela que apoiam a versão apresentada.

"Obviamente, se vou fazer um trabalho em que tenho que ganhar a confiança da pessoa, vou agir como eu mesmo, não como um juiz", relatou.

A versão não convenceu a todos e gerou polêmica. O senador nacional por Chubut Ignacio Torres, do Juntos por el Cambio, informou que vai pedir o impeachment para destituir a juíza.

 "Uma juíza não pode entrar na penitenciária e ficar beijando e abraçando um preso", disse o senador.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça da Província) já havia recebido um requerimento contra Suárez pela relação que mantinha com Bustos na unidade criminal para a qual ele foi transferido após receber a pena máxima pelo assassinato do policial Leandro "Tito" Roberts.