Os criminosos foram intimados e impedidos de divulgar os vídeos difamatórios, além de terem que apagar as mensagens colocadas em grupos, sob pena de multa diária de R$10 mil.

Juiz derruba “Fake News" e pede remoção de vídeos criminosos contra o candidato Capitão Contar
Fake News / Foto: Web

A primeira grande mentira contada na campanha no MS durou pouco. Na tarde desta sexta-feira (19), o TRE-MS decidiu pela remoção de vídeos compartilhados em WhatsApp que traziam conteúdo difamatório contra o Capitão Contar, candidato do PRTB ao Governo de Mato Grosso do Sul.

A decisão contra a "fake news"determina a remoção dos vídeos que ligavam o candidato e sua esposa ao candidato Marcos Trad que, na verdade, é um adversário sem qualquer ligação, seja ela ideológica ou prática com o que pensa Capitão Contar.

A decisão foi fruto de uma ação rápida da coligação "Mudança de Verdade" que assim que identificou as mentiras, acionou a Justiça Eleitoral pedindo atuação imediata para impedir a ilegalidade na propaganda eleitoral. Os criminosos foram intimados e impedidos de divulgar os vídeos difamatórios, além de terem que apagar as mensagens colocadas em grupos, sob pena de multa diária de R$10 mil.

Até o momento, a investigação aponta que três pessoas estariam divulgando os vídeos. Em sua decisão, o desembargador Valdimir Abreu da Silva cita o trecho de um dos vídeos, “Há o apelo ao imaginário político do eleitor, pelo uso de palavras e expressões como ‘gabinete de disparos’, ‘fake news’ e ‘site fake cair’, destinadas a acionar gatilhos, e que, associadas à trilha musical de fundo, buscam macular a imagem do representante Renan Barbosa Contar, associando-o a condutas ilícitas e em desacordo com a moralidade jurídica”, pontuou.

Agora pouco o candidato ao Governo comentou a atuação rápida da justiça."Nós não somos como esses grupos da velha política que utilizam práticas obscuras para tentar desacreditar quem ameaça seus planos de continuar no poder. Ao contrário deles, nós não temos fábricas de fakes news, nem pagamos para propagar fakes sobre os outros candidatos. Essa é uma prática da velha política e não vamos aceitar que mentiras sejam propagadas. Mas, de fato, uma pergunta não quer se calar! A quem interessa associar a minha imagem a um ex-prefeito cheio de acusaçoes de assédio sexual?!" Questiona, Contar.