Capacitação 'Os Desafios da Democracia no Século XXI' será em outubro, em Brasília

O juiz da 2ª Vara Cível de Corumbá, Jessé Cruciol Júnior, foi um dos 20 magistrados de todo o país selecionados para participar do curso da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre democracia. O curso visa formar profissionais para os desafios contemporâneos, enfatizando o papel do Judiciário nos valores democráticos.
A quarta edição do curso “Os Desafios da Democracia no Século XXI” será realizada de 20 a 24 de outubro, em Brasília. A capacitação oferece 50 vagas, sendo 20 para ampla concorrência. Para o magistrado sul-mato-grossense, o curso irá agregar ao Doutorado em Filosofia do Direito que realiza atualmente.
O juiz relembra que os temas “democracia” e “República” sempre o interessaram desde o primeiro ano da faculdade de Direito. “É um tema que hoje volta a ganhar muita importância diante das questões que têm surgido não só no Brasil — mas no mundo todo — sobre democracia representativa, sua forma, características e limites. Tema ‘candente’ hoje, como costumamos dizer”, afirmou ao Midiamax.
Jessé Júnior se candidatou a uma das 20 vagas com expectativas controladas, porque tinha consciência de que a concorrência era alta. “Sabia que meu requerimento tinha fundamentos importantes, mas que as vagas eram muito poucas, no fim das contas”, pondera.
O curso será uma oportunidade para discutir a democracia no Brasil e no mundo, especialmente neste momento de mudanças.
“Estamos (re)discutindo o sentido de democracia para os tempos atuais e seus limites (decorrente das novas formas de comunicação e interação e de toda a evolução tecnológica alcançada até aqui). A própria estrutura e função do Estado estão sendo postas em discussão, e isso nos afeta de diversas maneiras”, alerta.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!