Os técnicos não puderam votar em atletas dos próprios times. O somatório desses pontos definiu o vencedor.

O volante Jorginho, do Chelsea e da seleção da Itália, foi eleito o melhor jogador da Europa da última temporada. Vencedor da Champions e Eurocopa, o jogador brasileiro naturalizado italiano recebeu o prêmio nesta quinta-feira durante a cerimônia do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões.
Jorginho superou na votação, feita por um júri especial da Uefa (entenda mais abaixo), o belga Kevin De Bruyne, do Manchester City, e o volante francês Kanté, seu companheiro no Chelsea. A honraria é um indicativo de quem pode faturar a Bola de Ouro e o Fifa the Best que ainda acontecem nesse ano.
- Obrigado a todos, infelizmente não posso estar aí pelas restrições. Mas estou muito feliz com essa premiação, não posso não agradecer a todos que contribuíram para isso ter acontecido. O agradecimento é para todos que me ajudaram nessa temporada, aos torcedores, aos jogadores, ao técnico e todas as pessoas que não acreditaram em mim, porque vocês me motivaram a trabalhar mais - disse Jorginho, em mensagem de vídeo, durante a cerimônia.
Jorginho disputou 43 jogos pelo Chelsea em 2020/21, marcou oito gols e contribuiu com duas assistências. Na Eurocopa, disputou os sete jogos da campanha vitoriosa da Azzurra.
Tuchel é eleito o melhor técnico da Europa
O técnico alemão Thomas Tuchel, vencedor da Champions com o Chelsea assim como Jorginho, levou o prêmio de melhor treinador da Europa. Ele superou Pep Guardiola, do Manchester City, e Roberto Mancini, que venceu a Euro com a Itália.
Prêmios por posição: Haaland é eleito o melhor atacante
Nas premiações individuais, nas quais só eram levados em conta apenas os desempenhos na Champions (não contando Eurocopa, por exemplo), o goleiro Edouard Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor na última temporada. Já o zagueiro Rúben Dias, do Manchester City, levou a honraria de melhor defensor, enquanto o volante Kanté, do Chelsea, faturou como melhor meio-campista.
Artilheiro da última Champions com dez gols, o fenômeno norueguês Erling Haaland, de apenas 21 anos, superou Lewandowski e Mbappé e levou o prêmio de melhor atacante.
- Muito feliz por esse prêmio. Mal posso esperar pela próxima Liga dos Campeões - disse Haaland, que não pode comparecer à cerimônia, assim como Jorginho, devido às restrições do coronavírus na Alemanha e Inglaterra.
Rúben Dias, por sua vez, deixou para trás dois jogadores justamente do campeão Chelsea: Rudiger e Azpilicueta. Já Kanté superou Jorginho, colega de Chelsea, e De Bruyne, do Manchester City.
Entenda como foi feita a votação da Uefa
O júri da Uefa foi composto pelos 24 técnicos das seleções que disputaram a última Eurocopa e os 80 treinadores das equipes que estiveram na fase de grupos da Champions League e da Liga Europa em 2020/21. Além deles, mais 55 jornalistas representantes dos países de cada associação que faz parte da Uefa.
Cada votante teve de apresentar uma pequena lista com três nomes e as respectivas posições. O primeiro colocado ganharia cinco pontos, o segundo três pontos, e o terceiro do pódio um ponto. Os técnicos não puderam votar em atletas dos próprios times. O somatório desses pontos definiu o vencedor.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!