O técnico Leonardo Jardim assumiu a responsabilidade pela eliminação do Flamengo na semifinal da Copa Libertadores, após a derrota por 3 a 2 nos pênaltis para o Estudiantes, nesta quinta-feira, no Maracanã.

Jardim assume responsabilidade por queda do Flamengo e diz: "Não fugi"
O técnico Leonardo Jardim assumiu a responsabilidade pela eliminação do Flamengo na semifinal da Copa Libertadores, após a derrota por 3 a 2 nos pênaltis para o Estudiantes, nesta quinta-feira, no Maracanã. / Foto: Mauro Pimentel/AFP

O técnico Leonardo Jardim assumiu a responsabilidade pela eliminação do Flamengo na semifinal da Copa Libertadores, após a derrota por 3 a 2 nos pênaltis para o Estudiantes, nesta quinta-feira, no Maracanã. Em entrevista coletiva, o português defendeu suas escolhas, explicou as substituições e reconheceu as dificuldades ofensivas da equipe, que não conseguiu aproveitar a superioridade numérica durante boa parte do segundo tempo.

"O treinador tem que assumir, porque é esse o nosso papel, assumir as responsabilidades. Eu não fugi. Nunca na minha vida fugi às responsabilidades e não é agora que vou fazer", afirmou.

O Flamengo teve domínio posse de bola, mas encontrou dificuldades para superar a defesa argentina. Jardim reconheceu a falta de efetividade e destacou o mérito do adversário, que atuou com um jogador a menos desde os quatro minutos da etapa final.

"Criámos duas ou três situações de golo, mas não fomos capazes de criar mais. Devido também à atitude do adversário. É uma equipa que também fez uma excelente campanha", avaliou.

Jardim explica escolhas e substituições
Questionado sobre a escalação, Jardim justificou a preferência por Pedro no comando do ataque, em vez de Bruno Henrique. Segundo o treinador, a decisão levou em consideração a necessidade de manter a posse de bola e construir jogadas diante da marcação argentina.

"O Pedro é um jogador no jogo posicional melhor do que o Bruno. O Bruno é um jogador mais no espaço, na transição", explicou.

O português também comentou a utilização de Arrascaeta, que retornou após uma cirurgia no punho esquerdo. O meia participou dos treinamentos com o grupo durante a semana e foi acionado no segundo tempo para tentar encontrar espaços na defesa adversária.

"O Arrascaeta é o melhor jogador que nós temos a jogar em pequenos espaços. Ele também disponibilizou-se desde muito cedo, já desde a semana passada, a ser uma solução se a equipa tivesse necessidade", disse.

Jardim admitiu, porém, que as alterações não produziram o resultado esperado. Além de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gonzalo Plata foram acionados na etapa final.

"Depois das substituições, não melhorámos do que antes das substituições. O jogo foi muito parecido porque eles fecharam o bloco, meteram-se muito lá atrás e nós não conseguimos ter essa presença dentro da área", analisou.

Treinador defende cobradores de pênaltis
Na disputa por pênaltis, Jorginho, Lucas Paquetá e Bruno Henrique tiveram suas cobranças defendidas por Muslera. Jardim revelou que o elenco treinou penalidades em duas sessões durante a semana e evitou responsabilizar os jogadores pelos erros.

"Eu não pus a marcar os miúdos, pus a marcar aqueles jogadores mais consagrados que estão habituados a marcar penáltis, quer no clube e muitas vezes na seleção", declarou.

"Agora é fácil estar aqui a apontar o dedo a uma situação ou outra. Mas o responsável é sempre o treinador, não há outro mais. Os jogadores tentaram fazer o seu melhor", completou.

Flamengo mira reação no Brasileirão
Com a queda na Libertadores, o Flamengo concentra suas atenções no Campeonato Brasileiro, que lidera a sete rodadas do fim. Jardim reconheceu a frustração pela eliminação, mas destacou a importância de recuperar a equipe para a reta final da temporada.

"Estamos decepcionados, frustrados, mas também temos um Campeonato Brasileiro não menos importante para jogar ainda sete rodadas. Estamos na frente e queremos mostrar essa qualidade já na próxima segunda-feira", concluiu.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Atlético-MG, na segunda-feira, às 20h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.