“Nunca fui pessimista”, declarou uma das idosas.

Irmãs de 100 e 96 anos se curam da covid em Mato Grosso do Sul
Dirce à esquerda, e Myrtes à direita. / Foto: Divulgação

Duas irmãs, que moram uma do lado da outra no município de Corumbá, venceram o coronavírus juntas. Myrthes Bastos, de 96 anos, e Dirce Bastos Hass, de 100 anos, viraram um exemplo de superação para os moradores da cidade.

“Enquanto há vida, há esperança!”, declarou Myrthes. Ela foi a primeira a apresentar sintomas como febre, tosse e cansaço.  

Como a idosa via a irmã diariamente, já que as duas costumam sentar todos os dias na varanda de casa para olhar o movimento da rua, Dirce fez o teste junto com Myrthes, do tipo PCR/Swab, no dia 27 de junho.  

Os resultados foram emitidos em 29 de junho e, para a preocupação da família, ambos deram positivos.  

“Elas foram tratadas com muita hidratação, repouso, e vitamina C. Não fizeram uso de outros medicamentos, apenas trataram os sintomas. Claro que, devido à idade, elas demoraram mais dias para se recuperar”, explicou o enfermeiro que assistiu as irmãs, Franz Martins Eger, coordenador da equipe Home Care.

Myrtes conta que ficou mal por mais de quinze dias, se sentindo fraca, sem olfato e paladar. 

“Mas quando estava doente não sentia que já ia para o lado de lá. Nunca fui pessimista. Enquanto há vida há esperança, nem lembro a minha idade, não se pode ficar desanimada”, afirmou.

A idosa revelou que seu segredo para a longevidade e saúde é viver tranquila, sem estresse, levar uma vida simples e se alimentar bem.

Para o Secretário de Saúde do município, Rogério Leite, a história é um consolo em um período cercado de notícias ruins. 

“Essas senhoras são exemplos de superação. A mensagem que fica é de esperança, coragem e vontade de viver”.