O iPhone 5 possui diversas funcionalidades que, muitas vezes, acabam ficando escondidas entre tantos recursos. Foi pensando nisso que o TechTudo preparou uma lista com funções que talvez você desconheça e que servem também para outros modelos populares do smartphone. Assim, você poderá aproveitar ao máximo seu dispositivo Apple. Confira! 

 

 

 

1. Toque para apagar os números da calculadora

calculadora iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Se você usa a calculadora do iPhone, provavelmente já percebeu que falta um botão "delete" na ferramenta. Apesar do botão C substituir este recurso, muitas vezes ele não apaga completamente os números digitados, eliminando apenas os últimos algarismos. Mas existe uma forma de apagar os dígitos facilmente. Para isso, basta tocar no número que você deseja excluir e deslizar o dedo fazendo um movimento da direita para a esquerda.

2. Suba ao topo rapidamente

email iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Se ao procurar algum e-mail antigo, você deslizou a página até o final e agora deseja voltar ao topo do menu, basta clicar no relógio que aparece em cima e você será redirecionado para o começo. Esse truque também pode ser usado ao navegar em uma página da internet. 

3. Mude as configurações de acordo com as suas preferências

iphone acessibilidade (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O iPhone permite aos usuários alterarem as configurações de acordo com seus gostos e preferências. Dentro de acessibilidade, existe uma forma de alterar diversos recursos do telefone. Acesse "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade".

Você encontrará as seguintes opções: "VoiceOver", "Zoom", "Texto grande", "Inverter cores" e "Falar seleção". Para alterar algum deles, basta clicar no nome e apertar três vezes o botão início. 

4. Balance o smart para apagar uma digitação

Escreveu uma mensagem, mas se arrependeu do que disse? Em vez de perder tempo apagando o texto, balance o aparelho e você verá a seguinte mensagem: "Desfazer Digitação". Se você quiser apagar, aperte "Desfazer". Senão, basta aperta "Cancelar". 

desfazer digitação iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Caso você já tenha apagado a mensagem, mas queira voltar atrás, existe esta opção. Repita o movimento de balançar o iPhone e você vai ver o recurso "Refazer". Clique e seu texto aparecerá novamente digitado. 

5. Acendeu o flash? Chegou uma notificação!

Existe uma função "escondida" no iPhone que permite receber notificações através do flash de LED do smart. Assim, toda vez que chegar alguma mensagem, e-mail, notificações de apps ou até mesmo ligações, você será alertado com uma luz que piscará várias vezes. 

6. Fone de ouvido para tirar fotos

Os fones de ouvido podem servir como um ótimo controle "de selfie". Para isso, basta apertar o botão de diminuir ou aumentar o volume com o app da câmera aberto. Muitos não sabem, mas também é possível tirar fotos apertando o botão de volume do próprio iPhone.

7. Personalize a vibração para cada contato

vibração personalizada iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)O iOS permite que os usuários personalizem o tipo de vibração do aparelho para cada contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O aplicativo Contatos permite que o usuário personalize a vibração do aparelho de acordo com quem está ligando. Para isso, basta entrar na lista de contatos e clicar no nome da pessoa que você deseja alterar o tipo de vibração. Depois, aperte em "Editar" > "Vibração". É uma ótima forma de identificar rapidamente quem está te ligando, sem precisar necessariamente de toques extravagantes.

8. Tire várias fotos de uma vez só

Para não perder aquele momento especial e ter certeza que ele será registrado, a câmera do iPhone permite aos usuários tirarem várias fotos seguidas. O procedimento é bem simples: basta continuar apertando o botão branco de fotografar. 

9. Truque do ponto final 

Existe um truque bem simples no iPhone que permite pontuar suas frases rapidamente. Para usá-lo, escreva o texto e, ao terminar, aperte a barra de espaço duas vezes. Ao fazer isso, o smart coloca ponto final nas frases, sem você ter que procurar por ele. 

10. Você escolhe quando a música termina

iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Muitos não sabem, mas o iOS permite parar uma música quando a contagem regressiva do Timer terminar. A funcionalidade é uma boa opção para os que gostam de dormir ouvindo música. Para usá-la, aperte o ícone do relógio e entre em Timer. Depois, aperte em "Ao Terminar" e "Parar reprodução". Assim suas músicas vão parar de tocar automaticamente.