Em Mato Grosso do Sul, Cassilândia e Rio Brilhante marcaram a mesma temperatura: 12,4°C.

Inverno chegou “tímido”, mas norte e sul amanhecem com 12°C

Depois do solstício que marcou a chegada da estação mais fria do ano para o hemisfério sul no último sábado (20), o inverno, com seus dias mais curtos e noites mais longas, já começa a despontar. Nesta terça-feira (23) duas cidades de regiões opostas, uma ao norte e outra ao sul, registraram as menores temperaturas das estações meteorológicas, 12,4°C.

Foi a temperatura registrada ao amanhecer em Cassilândia, ponta nordeste do Estado, e Rio Brilhante, no sul, de acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abraão. Em seguida, também em região diversa, vem Água Clara, no leste ou “bolsão”, como é chamada essa área cujo polo é Três Lagoas. Água Clara marcou 12,6°C nesta terça.

Relacionado ao movimento de translação, que terra realiza ao redor do sol, o solstício marca o ponto máximo em que atinge o sol em um dos hemisférios, logo, enquanto no sul temos menos incidência do sol, com dias mais curtos, no hemisfério norte do planeta, é o oposto. É por isso que, agora, Europa e Estados Unidos, por exemplo, estão no verão.

Coxim, na região norte, amanheceu com 13,9°C nesta terça. Costa Rica, Amambai e Três Lagoas amanheceram com 14,2°C, 14,5°C e 14,6°C, respectivamente. Campo Grande ficou longe, com 17,3°C nesta manhã. Dourados e Corumbá registraram 16,9°C e 25°C, respectivamente.

Este ano o prognóstico dos meteorologistas é nada de inverno rígido, o que decepciona quem não dispensa as temperaturas mais baixas. Natálio Abrahão aponta que as ondas de frios frequentes e mais fortes devem ocorrer no sul do Brasil sem chegar ao Mato Grosso do Sul. Segundo ele, somente o extremo sul do Estado deve sofrer com temperaturas mais baixas, onde pode gear na segunda semana de julho.