INSS em greve atende só perícias e remarca datas
INSS atende apenas com perícias anteriormente marcadas. / Foto: Cido Costa/Douradosagora

Durante o período de greve, a agência do INSS em Dourados e resto do País, vem atendendo apenas perícias previamente agendadas. Em casos especiais, como para deficiente físico, o atendimento só pode ser reagendando na própria agência. Nesse caso, o jeito é esperar a greve acabar para marcar a nova data.

O INSS garante que vai considerar a data de entrada, quando a pessoa fez o primeiro pedido, a primeira marcação, para que ninguém fique prejudicado.

Os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada.

O reagendamento será realizado pela própria Agência APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.

A greve dos funcionários do INSS paralisa mais de 70% das agências de todo o país. De acordo com o INSS, mais de 4.700 servidores estão faltando ao trabalho.

A paralisação é por reajuste salarial de 27 5%. A proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de reajustar em 21,3%, de forma parcelada, até 2019 (5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019), foi rejeitada pelos trabalhadores.

Segundo o sindicato, os demais pleitos dos empregados também não são contemplados pela proposta. Na pauta de reivindicações da categoria, concurso público para corrigir da baixa demanda de servidores, infraestrutura nas agências, entre outras.

Os servidores estão descontentes com um plano de metas que amplia a jornada de trabalho de 30 horas semanais já que o número reduzido de funcionários dificultaria o atendimento ampliado.