Termina nesta quinta-feira, 22, o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 560 vagas em cursos de graduação nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital com as regras do processo seletivo está disponível no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Todos os cursos são gratuitos.

Além de ter o ensino médio completo, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e ter obtido nota acima de zero nas provas de redação e de todas as áreas de conhecimento.

Este ano, pela primeira vez, o IFMS oferta os cursos superiores de tecnologia em Alimentos, Automação Industrial e Processos Metalúrgicos, além do bacharelado em Agronomia. A lista completa com os cursos de graduação oferecidos está disponível na tabela abaixo.

Inscrição – É gratuita e deve ser feita pela página do Sisu. O endereço é www.sisu.mec.gov.br.

Metade das vagas oferecidas é para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, o IFMS reserva cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (ações afirmativas) deverá ser informada no ato da inscrição.
Concorrência – Até às 9 horas (horário de Mato Grosso do Sul) de ontem, o Sisu havia registrado 3.801 inscritos nos cursos de graduação do IFMS.

A maior concorrência registrada é para o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet oferecido pelo Câmpus Campo Grande, com 16,7 candidatos por vaga.

Em seguida aparecem dois cursos superiores de tecnologia oferecidos pelo Câmpus Corumbá: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 16,2 candidatos por vaga; e Processos Metalúrgicos, com 13 candidatos por vaga.
Cronograma

A lista dos candidatos selecionados em primeira chamada deverá ser divulgada na página do Sisu no dia 26 de janeiro. A matrícula deverá ser feita no dia 30 do mesmo mês, ou em 2 e 3 de fevereiro.

Até o dia 6 de fevereiro, os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera.

A partir deste ano, a segunda chamada da seleção não será mais divulgada pelo MEC, e sim pelas instituições de ensino ofertantes. O IFMS deverá publicar a relação dos selecionados e da lista de espera no dia 10 de fevereiro.