O mapa de risco de fogo do Inpe categoriza os riscos de fogo “alto” a “crítico” nas regiões sudoeste, pantanal, bolsão e norte do estado.

Inpe indica alerta para risco alto e crítico de incêndios em MS e calor de 40°C no Pantanal
odos municípios acima dos 30°C . / Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu um alerta, conforme os dados de do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para risco alto e crítico de incêndios em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões do Pantanal, norte, bolsão e sudeste do Estado.

Ainda na quinta-feira (8), os termômetros ficaram acima dos 30°C em praticamente todo MS, com destaque para as regiões pantaneiras, bolsão e sudoeste, onde as temperaturas ficaram entre 38 a 40°C.
E a previsão indica que hoje à tarde, as temperaturas ainda devem ser altas, variando entre 34 a 39°C, além da atenção com a umidade relativa do ar, variando entre 15 a 25%.

As condições meteorológicas podem favorecer o início ou agravamento dos incêndios florestais no Estado. O mapa de risco de fogo do Inpe categoriza os riscos de fogo “alto” a “crítico” nas regiões sudoeste, pantanal, bolsão e norte do estado.