Apesar do nível de severidade no fenômeno ser maior na região Sul, por aqui, ele é considerado como ‘perigo potencial’ para tempestade.
Ciclone extratropical aguardado para hoje (12/7) no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina coloca outros Estados, entre eles o Mato Grosso do Sul, em alerta, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Apesar do nível de severidade no fenômeno ser maior na região Sul, por aqui, ele é considerado como ‘perigo potencial’ para tempestade. O aviso emitido para Dourados, região de fronteira e conesul, tem início às 16h e segue até 23h59 desta quarta-feira.
Nele, o Instituto aponta para possibilidades de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou ainda 50 milímetros durante o dia, além de ventos intensos que podem chegar de 40km/h a 60km/h, com risco de queda de granizo.
Nesse período, a Defesa Civil alerta para as pessoas evitarem abrigo sob árvores, por risco de descargas elétricas, evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, assim como não usar aparelhos eletrônicos.
Ciclone extratropical
Em aviso divulgado em sua página oficial, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta a manutenção da previsão de formação do ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil.
“Este sistema irá se configurar no decorrer desta quarta-feira (12) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”, diz o Instituto.
Após a entrada, ele deve avançar pelo país atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, provocando queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul. Para Dourados, a mínima prevista na sexta-feira, conforme o Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), é de 9ºC.
“Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e em São Paulo. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior em áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul, especialmente na temperatura máxima”, diz outra parte do aviso.
No sábado (15/7), existe a possibilidade de geadas no extremo sul do Estado.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!