O alerta abrange Dourados e toda extensão geográfica de Mato Grosso do Sul, com vigência até às 10 horas desta sexta-feira (2/12).

Inmet emite alerta e chuva pode chegar entre hoje e sexta-feira no Estado
Dourados está há nove dias sem registro de chuvas expressivas, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. / Foto: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Um aviso de risco potencial de tempestade foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira (1/12). 

O alerta abrange Dourados e toda extensão geográfica de Mato Grosso do Sul, com vigência até às 10 horas desta sexta-feira (2/12).

É mencionada possibilidade de ocorrerem chuvas volumosas, podendo chegar a 30 milímetros em uma hora ou 50 milímetros em um único dia, além de risco de ventanias de até 60 quilômetros por hora. 

O alerta também  chama a atenção para o risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Já o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) estima em 63% a possibilidade chuva em Dourados na sexta-feira (2/12) e também no sábado (3/12). 

As chances de ocorrerem precipitações pluviométricas são ainda maiores no domingo (4/12) e próxima segunda-feira (5/12), com 90% de probabilidade para ambos os dias. 

Apesar da chegada de chuva, as previsões indicam a predominância do calor em Dourados pelo menos até o final de semana, conforme o Inmet. 

A máxima pode chegar a 36°C nesta quinta-feira (1/12), 34°C nesta sexta-feira (2/12), 33°C no sábado (3/12) e 30°C no domingo (4/12).