As informações na internet sobre uso de medicamentos são confiáveis? Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, a farmacêutica Alessandra Russo de Freitas, membro do Centro de Informações Sobre Medicamentos (Cebrim), falou sobre a importância de procurar fontes confiáveis quando se trata de informações sobre o uso de medicamentos.

Segundo ela, em primeiro lugar, é preciso consultar o médico que prescreveu o medicamento e o farmacêutico para orientações sobre o uso.

No caso do medicamento não precisar de prescrição médica, deve-se procurar o farmacêutico, que vai dizer como usá-lo.

Para quem prefere buscar mais informações na internet, a farmacêutica alerta para a necessidade de verificar se a informação está livre de intensões duvidosas e se não há intensão política ou comercial. Para ela, é melhor procurar em sites oficiais, como o do Ministério da Saúde, o bulário eletrônico da Anvisa, que tem as bulas de todos os remédios com as informações necessárias, ou no site do Conselho Federal de Farmácia.

Alessandra lembra que algumas informações sobre o medicamento são fundamentais: saber para que serve, como tomá-lo (com água ou alimento), quanto tempo o medicamento é válido depois de aberto e se vai interagir com outros medicamentos.