A empresa Pantanal Ervas, especialista em ervas de tereré, irá produzir uma puro malte com o produto tradicionalmente pantaneiro.

Indústria cervejeira anuncia instalação de fábrica em Aquidauana

E você acaba de cair em mais uma fake news bem regionalizada e que chama sua atenção por sua proximidade com algo considerado familiar. O que é o Dia da Mentira, tradicionalmente comemorado no primeiro dia de abril, perto das notícias falsas que circulam nas redes sociais?

A polarização política e os seus fieis militantes nos aplicativos de conversas são os principais agentes de propagação de notícias falsas. Segundo um artigo do Observatório da Imprensa, que pertence ao Projor (Projeto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), o Brasil é um terreno fértil para proliferação das fakes.

Pesquisas revelaram que somos a sociedade que mais acredita em notícias falsas, mas ao mesmo tempo, somos o país que mais afirma se preocupar com o que é falso e verdadeiro dentre as informações que circulam na internet. 

Ainda segundo o artigo, o estudo realizado em 2018 chamado “Fake News, filter bubbles, post-truth and trust”, 62% dos brasileiros entrevistados admitiu ter acreditado e compartilhado uma notícia falsa antes mesmo de confirmarem se era verídica. Essa média é acima da mundial, que chegou a 48%. 

Outra forte ferramenta para divulgação das mentiras são os famigerados grupos de Whatsapp, em que os brasileiros possuem uma tendência acima da mundial de se envolver nesses grupos. Conforme dados dessa mesma pesquisa, 58% dos usuários no Brasil estão nesses grupos e costumam comentar notícias políticas com seus amigos, parentes e desconhecidos.

Como identificar uma notícia falsa?

Não leia apenas o título e o subtítulo, pois essas matérias tentam formar opiniões e polêmicas exatamente por muitas pessoas não lerem o conteúdo. Avalie a estrutura do material, o autor, o tipo do site e se outros veículos de comunicação seguros estão divulgando a mesma notícia. 

Sites como “Fato ou Fake” do gurpo Globo de comunicação, Comprova, Aos Fatos e Agência Lupa são ótimas ferramentas para comprovar que a informação é verdadeira ou não.