Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS e Prefeitura Municipal de Maracaju, iniciam as ações de incubação no assentamento Santa Guilhermina e Quilombo São Miguel

A Prefeitura de Maracaju MS, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico trouxe para o município, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFMS), que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestadora de serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagens de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidaria (EES).

É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da universidade junto aos setores populares.

O eixo de trabalho da ITCP-UFMS visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidaria no Estado do Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, organizando cadeias produtivas, promovendo a capacitação de cooperados/empreendedores através de curso de qualificação de forma continuada, além de assessoria e fomento nas áreas social, produtiva, educacional, saúde, jurídica, administrativa, de mercado, contabilidade, econômica e tecnológica.

O projeto deverá atender primeiramente aos anseios da comunidade do Assentamento Santa Guilhermina e Quilombo São Miguel e futuramente poderá ser estendido a outras comunidades.

Após várias reuniões de mobilização e sensibilização ,83 famílias se inscreveram para receber apoio técnico da ITCP-UFMS por um período de 5 anos, foram mapeados nos diagnósticos rápidos participativos, cinco projetos de interesse da comunidade incubada: Frango caipira, Peixe, Hortaliças, Mandioca e Leite. O projeto do frango caipira foi o primeiro colocado, sendo de interesse de 75 famílias e a capacitação para a produção, iniciou no dia 27 de abril. A proposta de início de alojamento das aves está prevista em junho deste ano e a comercialização será direcionada para merenda escolar (PNAE) Conab (PAA) e mercado local.

Além da agricultura familiar, atendia pelo Departamento Agropecuário no município, a incubadora tecnológica, de cooperativas da UFMS estará construindo um plano de apoio junto à comunidade da escola família agrícola EFAR, para ações conjuntas que venha fortalecer a formação dos jovens estudantes.

O Diretor do Departamento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Eloar Castelaci acredita que, com parceiros como este estará trabalhando para fortalecer o pequeno produtor, propiciando novas perspectivas inclusive de novos gêneros de produção, buscando reduzir significativamente a carências em núcleos rurais distante do centro da cidade trazendo o desenvolvimento econômico e sustentável para o município.

Incubadora Tecnológica de Cooperativas da UFMS e Prefeitura Municipal de Maracaju, iniciam as ações de incubação no assentamento Santa Guilhermina e Quilombo São Miguel