Corumbá, distante 426 km da Capital, é o município com maior número de focos de incêndio no país.

Incêndio toma conta de região próxima à zona urbana no Pantanal

Chamas tomaram conta de vegetação nativa do Pantanal nesta terça-feira (28), e a fumaça chegou até as cidades de Ladário e Corumbá. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio ocorreu a cerca de 10 quilômetros da área urbana de Ladário.
PUBLICIDADE

Incêndios são comuns na região do Pantanal sul-mato-grossense, devido a fatores climáticos e geográficos, mas neste ano, o número está maior. Em 2020, Corumbá teve 1.270 focos de incêndio e é a primeira cidade no ranking do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) no País. De acordo com estimativa dos Bombeiros, o fogo já destruiu 220 mil hectares pantaneiros em 2020.

Foi relatado que a vegetação muito seca do local, fez com que o fogo se alastrasse com facilidade, e chegasse até os camalotes, planta nativa da região, o que causou a forte fumaça registrada.

Na ocorrência, as equipes de combate à incêndio florestal, com apoio de moradores, realizaram proteção da sede dos sítios próximos e também da linha de transmissão elétrica.

De acordo com nota divulgada por equipe militar, outro ponto que houve focos em Ladário foi próximo ao terminal de armazenamento de grãos no bairro Mixta, onde foi realizado o trabalho de proteção as instalações e o combate as chamas.