Destino turístico é conhecido pelas paisagens exuberantes.

Ilha da Madeira conquista os turistas com festa de Carnaval; Conheça
Ilha da Madeira tem beleza exuberante que deixa qualquer turista encantando. / Foto: Divulgação

Principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico, no sudoeste da costa portuguesa, a Ilha da Madeira é um destino cheio de surpresas. 

De origem vulcânica, com 742,4 km² de extensa flora exótica e clima subtropical, a ilha se dedica essencialmente ao turismo, que inclui, além das belezas naturais, uma festa de Carnaval no mês de fevereiro.

A folia madeirense ocorre entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março e, assim como a brasileira, tem muitas plumas, brilhos e cores.  

As influências que compõe a festa são muitas, entre elas, o samba brasileiro. A celebração começa sempre com um desfile de carros alegóricos, na Avenida do Mar, principal via da capital Funchal. Já na segunda, 24 de janeiro, celebra-se a Noite dos Hippies, em que os turistas podem se fantasiar com roupas e máscaras alusivas ao tema. Já na terça-feira (25), o Cortejo Trapalhão toma conta das principais ruas e, semelhantes aos bloquinhos brasileiros, é aberto para qualquer participante.

As celebrações também incluem bailes para crianças e todos os eventos ocorrem na rua e, por isso, são gratuitos.
O único problema é o clima, que de dezembro a março demonstra mais propensão ao frio, com nevoeiros, chuva e águas geladas no mar e nas cachoeiras do local. 


Destino

A Ilha da Madeira já foi escolhida cinco anos como o melhor destino turístico, segundo o World Travel Awards. 
O destino é famoso por cerca de 2 mil km de trilhas que cortam toda a ilha. O cenário que parece sair de um filme pode ser denominado de duas formas. As levadas são as trilhas que são cortadas por rios, enquanto as veredas não têm água por perto, mas podem levar o turista a pontos altos e inesquecíveis. 

É possível percorrer essas tilhas a pé ou de bicicleta. As mais famosas levam ao Pico Ruivo, o mais alto da Madeira, e à Ponta de São Lourenço, extremo leste da ilha. 

Picos

Além do Pico Ruivo, o Pico do Areeiro é um dos mais altos da ilha. O do Areeiro tem a facilidade de o acesso ser possível por meio de carro. O acesso ao mirante é gratuito. 

Golfinho

Quem é apaixonado pela vida marinha pode aproveitar para observar os golfinhos e as baleias da região. São quase 30 espécies que podem ser observadas no mar, e há barcos especializados em levar os turistas para os passeios. No local, ao contrário do clima, é possível observar os golfinhos e as baleias o ano inteiro. Entre as espécies encontradas nas águas da Madeira, estão o golfinho comum, o cachalote, a baleia-piloto e a baleia-de-bryde.

Carros de cestos

Pode parecer inusitado, mas, na Ilha da Madeira, uma das diversões dos turistas é andar nos carros de cestos. O transporte faz parte da história da ilha desde 1850, quando os moradores usavam os carros de vime para se locomover nas ladeiras da cidade. 

Não há um lugar especial para descer dos carros, tudo é feito no meio do trânsito convencional. Esse tipo de veículo chega até 38 km/h. O teleférico do centro do Funchal leva até o ponto de partida dos carros de cesto, aos pés da Igreja do Monte.