Fundada por bispo excomungado, Igreja tem sede na Capital de MS

Igreja Católica em que padres são livres para recebe bispo de fora em Campo Grande
Fundada por bispo excomungado, Igreja tem sede na Capital de MS / Foto: Igreja Católica Apostólica Brasileira, em Campo Grande - (Fotos: Dom Roberto, Arquivo Pessoal)

A Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab) se prepara para receber ainda este mês Dom Ivan Dutra de Moraes, mais conhecido como Dom Moraes, na sede de Campo Grande (MS). Bispo de Belo Horizonte, o religioso vem à Capital no dia 27 de setembro, para uma missa no dia 28, um domingo.

A vinda de Dom Moraes movimentará o templo, localizado no bairro Vida Nova, e deverá provocar frisson entre os fiéis. Diferente da Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Católica Apostólica Brasileira permite que os padres se casem e também realiza casamentos entre divorciados, concessões que já renderam diversas polêmicas entre ambas.

Fundada em 1945 pelo bispo Carlos Duarte Costa, após o mesmo ser excomungado pela Igreja Católica, a Icab é uma igreja cristã católica independente e não está em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, que sequer reconhece seus sacramentos.

 

Ao longo dos últimos anos, a confusão entre as Igrejas levou a Romana a pontuar sobre as diferenças, citando, inclusive, o bispo que vem a Campo Grande.

“Ivan Dutra de Moraes e sua Igreja sempre utilizam nomenclaturas (padre, bispo, paróquia, nomes de santos), vestes e ritos próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, que levam alguns fiéis e o público a confundirem a Igreja Católica Brasileira com a Igreja Católica Apostólica Romana”, diz nota do portal da Canção Nova.

Em Campo Grande, Dom Dimas, Arcebispo da Arquidiocese Católica Romana, já se pronunciou sobre a existência da Igreja Católica que casa padres na Capital. Confira: