Médicos encontraram cotonete durante cirurgia; não se sabe ao certo durante quanto tempo o objeto ficou preso no canal auditivo do paciente

Homem sofre convulsão causada por infecção com cotonete
Cotonete causa séria infeção em paciente / Foto: Pixabay

Após ter desmaiado, um homem de 31 anos foi internado às pressas no hospital. Intrigados, os médicos descobriram que o mal-estar do paciente havia sido causado por um cotonete. O caso, que ocorreu no Reino Unido, foi publicado no periódicoBMJ Case Reports.

O homem chegou a ter convulsões, vômitos, e outros sintomas. A infecção, de acordo com os médicos, evoluiu para uma otite externa necrosante — comum em idosos, principalmente os diabéticos.

A condição é causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa e pode, dependendo do caso, ser letal. Não se sabe ao certo o tempo que o cotonete ficou preso no canal auditivo do paciente — porém, ele vinha sofrendo de perda auditiva há cerca de cinco anos.

O uso de cotonetes pode ser um dos fatores de risco no desenvolvimento de otite grave. Com o diagnóstico, o homem recebeu antibióticos contra meningite e outras doenças e foi encaminhado para o centro cirúrgico. Ao examiná-lo, a equipe médica percebeu que havia um cotonete preso em seu canal auditivo, causando uma inflamação.

Segundo o site IFLScience, uma tomografia revelou que o paciente tinha abscessos no crânio. Depois uma semana de cuidados intensivos, com antibióticos intravenosos, os abscessos começaram a diminuir.

Dois meses após a cirurgia, ele ainda tomava medicação. De acordo com o BMJ Case Reports: "Na 10ª semana [de recuperação], o paciente permaneceu bem, sem déficit neurológicos e sintomas residuais da orelha, e a tomografia demonstrou resolução completa dos abscessos intracranianos".